Diocese de Santo André

Dia da Amazônia: os desafios e a importância do Sínodo

“Estamos todos preocupados com os grandes incêndios que se desenvolveram na Amazônia. Oremos para que, com o empenho de todos, sejam controlados o quanto antes. Aquele pulmão de florestas é vital para o nosso planeta”. A frase dita recentemente pelo Papa Francisco expressa a urgência sobre um tema que será fruto de debates na 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia, que acontece entre os dias 6 e 27 de outubro”, com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Neste dia 5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia. Mas diante dos últimos acontecimentos, o papel da Igreja requer ainda mais protagonismo para que, junto ao Brasil e líderes mundiais, se priorize a preservação de um dos maiores patrimônios ecológicos do mundo.

“O Sínodo, convocado pelo Papa Francisco, chega num momento crucial de nossa história. Queremos identificar novos caminhos para a evangelização dos povos que habitam a Amazônia. Ao mesmo tempo, a Igreja se compromete com a defesa desse chão sagrado que Deus criou em sua generosidade e que devemos zelar e cultivar para as presentes e futuras gerações”, diz trecho do comunicado do Encontro de Estudo do Instrumento de Trabalho do Sínodo da Amazônia, realizado de 28 a 30 de agosto, no Centro de Espiritualidade Monte Tabor, na Arquidiocese de Belém (PA).

Desde o último domingo, 1º de setembro, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) desenvolve, em parceria com a REPAM-Brasil (Rede Eclesial Pan-Amazônica), um conjunto de iniciativas de comunicação cujo objetivo é sensibilizar a Igreja e a sociedade sobre a importância do Sínodo para a Amazônia. Com as hastags #euapoioosínodo #euapoioopapa  #sinodoamazonico, as ações se desdobrarão no período que antecede e durante a realização da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica.

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo