A edição 2019 do Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários acontece no dia 29 de setembro (domingo), das 13h30 às 17h, no Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro), em Ribeirão Pires. São aguardados 5 mil integrantes das 105 paróquias e 264 comunidades/capelas da Diocese de Santo André.
Com o tema “Jesus Cristo não vale a pena, vale a vida” e o lema “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nela vivem”, a programação da atividade começa com a animação, seguida das formações e missa. O objetivo é atender aos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, principalmente os relacionados à formação para a missão e discipulado para a vivência com Jesus.
Atuação na Diocese
Atualmente, aproximadamente 5,3 mil coroinhas e cerimoniários (3.395 coroinhas e 1.905 cerimoniários) atuam em todas as igrejas das sete cidades do Grande ABC. Nesta pastoral, as crianças, jovens e adolescentes são convidados a doar o tempo de sua vida para testemunhar Jesus Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço ao altar, auxiliando o padre durante, antes e após as celebrações. A exemplo de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e cerimoniários, tem como missão viver a Eucaristia, viver Cristo em todos os momentos da vida.
Assembleia
Visando a unidade, em comunhão com os documentos da Igreja e, em especial, o Diretório Diocesano de Liturgia, a Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários realizou no dia 29 de junho, a 1ª Assembleia de 2019 que reuniu 150 coordenadores de 83 paróquias, no auditório da Cúria, no Centro de Santo André.
A pedido do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, as orientações foram apresentadas pelo assessor diocesano Pe. Jadeilson José da Silva, acompanhado do coordenador Diego Meneguelli Dias, sobre as práticas comuns no serviço desempenhado pelos membros nas respectivas funções em suas paróquias. Esse encontro atendeu aos itinerários de formação do 8º Plano Diocesano de Pastoral.