Pastoral da Criança celebra 32 anos de atuação na Diocese

Encontrão com cerca de 200 líderes, coordenadores e apoios de todas as cidades do ABC contou com a coordenadora nacional, Irmã Veneranda, e missa com Dom Pedro

Comemorando 32 anos de atuação na Diocese de Santo André, a Pastoral da Criança realizou na tarde de domingo (15/09), Encontrão Diocesano que reuniu cerca de 200 líderes, coordenadores e apoios em atividades, homenagens e missa realizada na Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, na cidade andreense.

As festividades contaram com a presença da coordenadora nacional do organismo de ação social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Irmã Veneranda da Silva. “Um momento de muita gratidão a Deus e a cada líder que faz essa história missionária acontecer durante mais de três décadas nesta diocese”, afirma.

Segundo ela, um dos principais desafios é a formação de mais líderes para fazer o acompanhamento das crianças, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.

“Com toda essa problemática política e social que vivemos atualmente, precisamos alcançar mais crianças. Venha fazer parte deste mutirão de solidariedade”, convoca.

A Pastoral da Criança está presente em mais de 4 mil paróquias de todas as dioceses do Brasil. Atende atualmente 800 mil crianças. Mais de 200 mil voluntários trabalham em todo o país.

Legado de Zilda Arns

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini agradeceu o trabalho voluntário das integrantes, que seguem o exemplo da fundadora Dra. Zilda Arns, uma referência na luta pela redução da mortalidade infantil no país.

“Deus, na sua sabedoria, inspira aqueles que o amam. E inspirou a Dra. Zilda Arns para resolver essa questão com a formação de lideranças comunitárias, cheias de amor ao próximo que vão ao encontro dessas crianças, muitas delas abandonadas e desnutridas. A Pastoral da Criança é o rosto luminoso da misericórdia de Deus”, elucida.

A coordenadora diocesana Maria Gomes ressaltou que o encontro é uma motivação para cada liderança prosseguir as ações com determinação. “Reforça a importância da fé para continuarmos essa missão tão necessária para o nosso próximo”, frisa.

A oração do ofício das comunidades foi realizada pelo assessor diocesano, Pe. Rudnei Sertório.

Atuação na Diocese

As atividades na Diocese de Santo André tiveram início em agosto de 1987, na Comunidade Rainha dos Mártires, da Paróquia Imaculada Conceição, em Mauá.

O trabalho segue crescendo nas periferias da Diocese e muitos líderes estão atuando em favor da vida. Hoje, a Pastoral conta com 406 líderes e 877 voluntários – totalizando 1.283 voluntários –, atuando em 101 comunidades de 52 paróquias, acompanhando 4.674 famílias, num total de 4.386 crianças, de 0 a 6 anos, e média mensal de 288 gestantes acompanhadas.