Em 2005, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu a Semana Nacional de Defesa da Vida, de 01 a 07 de outubro, e o dia 08 de outubro como o Dia do Nascituro. Nesse período, as dioceses, paróquias e comunidades são convidadas a desenvolver várias atividades em favor da vida. A Declaração sobre as Exigências Éticas em Defesa da Vida, fruto da 43ª Assembleia Geral da CNBB, conclama toda Igreja a refletir, em profundidade, através de celebrações, cursos, encontros e seminários sobre temas de bioética, e a se manifestar, sempre que necessário, sobre o valor da vida em todas as suas dimensões.
Mas quem é o Nascituro? É o ser humano já concebido que se encontra no ventre materno, por conseguinte ainda não veio à luz, mas espera-se que nasça dentro de um futuro próximo. Este ser humano possui direito de ser respeitado na sua integridade e dignidade como a de qualquer pessoa já nascida.
Por que motivo a vida é um bem? No ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, reflete-se, em cada fase da sua existência, “o rosto de seu Filho Unigênito. Este amor ilimitado e quase incompreensível de Deus pelo humano revela até que ponto a pessoa humana seja digna de ser amada por si mesma, independentemente de qualquer outra consideração: inteligência, beleza, saúde, juventude, integridade, etc. Numa palavra, a vida humana é sempre um bem, porque ‘ela é, no mundo, manifestação de Deus, sinal de sua presença, vestígio de sua glória’”. Tema de reflexão: “O Evangelho da Vida: Anunciar, Celebrar e Servir”. São sete encontros com diferentes abordagens e as comunidades contam com sugestões de celebrações e roteiros de vigílias e oração. Convidamos a todos a participarem de algum modo da Semana Nacional da Vida, que acontece entre 01 e 07 de outubro e que se conclui com a celebração do Dia do Nascituro no dia 08/10/2019, procure informações na sua paróquia e participe dessa importante discussão!
* Artigo por Gilberto e Márcia Monteiro
Comissão Diocesana de Defesa da Vida