Diocese de Santo André

Um olhar atento ao 8º Plano de Pastoral

Queridos irmãos, discípulos missionários de Jesus a serviço do Reino de Deus na Diocese de Santo André, “A Missão de Cristo Redentor, confiada à Igreja, está ainda bem longe do seu pleno cumprimento..; uma visão de conjunto da humanidade mostra que tal missão ainda está no começo e que devemos nos empenhar com todas as forças no seu serviço.” diz São João Paulo II na Encíclica Redemptoris Missio. Em nossa Diocese de Santo André, durante a realização do Sínodo Diocesano, também pudemos constatar esta mesma afirmação feita por São João Paulo II. Há uma incompatibilidade entre a realidade de exclusão na qual
vivemos e o Reino da Vida para todos anunciado por Jesus.

Temos esquecido o amor, a amizade, o diálogo, o acolhimento do outro. A Igreja em seu profetismo é advogada dos pobres; temos que fazer dos interesses dos pobres os nossos próprios interesses, ser uma Igreja samaritana, solidária, sair da área de conforto para nos unirmos a todos os que se entregam à difusão do Reino de Deus. Temos que enfrentar com coragem essa situação cada vez mais difícil que aí está: pescar em águas mais profundas. Jesus nos escolheu, ungiu e enviou à missão, cujo horizonte é o Reino de Deus. A meta da missão é o Reino de vida plena para todos; e este deve ser construído pelas mãos de cada membro desta comunidade eclesial. Nosso compromisso com a vida exige trabalho, oração e convivência; não consiste exclusivamente em ações (cf. EG 94). O que o Espírito Santo nos propõe não é um excesso de ativismo, mas uma atenção e acolhida do outro.
Nossa Diocese já tem uma longa e significativa caminhada evangelizadora de comunhão e participação, caminhada que avança promulgando agora seu 8º Plano Diocesano de Pastoral, toda ela fruto do nosso grande amor pela Diocese; fruto do desejo de estarmos sintonizados com os sinais dos tempos para levar o Evangelho a todos. A caminhada que fizemos nos rendeu muita experiência e foi um grande aprendizado para todos.

Entre os muitos frutos colhidos nesta experiência sinodal, conhecer e amar mais ainda a Jesus, seu projeto do Reino e a sua Igreja presente no Grande ABC foi, certamente, o maior deste amoroso caminhar. Nós invocamos o Espírito Santo e Ele se fez sentir, como em Pentecostes, inspirando nossa Igreja a ser acolhedora e missionária.
O 8º Plano Diocesano de Pastoral está contido na Constituição Sinodal, que foi promulgada em 6 de abril de 2018, resultado de todo um processo de pesquisa, reflexão, participação e comunhão durante o período de realização do Sínodo em nossa Diocese de Santo André. Nela estão contidas as determinações sinodais que são válidas para o quinquênio 2018-2022 e que somos convidados a abraçar com comprometimento evangélico.

* Comissão Diocesana de Liturgia

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025