Diocese de Santo André

Dia do Idoso: promover o respeito e a qualidade de vida

Prestes a completar 15 anos, Pastoral da Pessoa Idosa realiza trabalho exemplar, oferecendo formações, visitas e combatendo a violência

O Dia Internacional e Nacional do Idoso é celebrado neste 1º de outubro, em razão da criação do Estatuto do Idoso, de 2003, e de acordo com a lei número 11.433, de 28 de dezembro de 2006. A população da melhor idade é tema de muitos debates na atual sociedade, principalmente em relação aos direitos, qualidade de vida, saúde preventiva e combate à violência.

Na Diocese de Santo André, a Pastoral da Pessoa Idosa realiza um excelente trabalho de formação, prevenção e visitas, por meio de voluntários e especialistas que contribuem para o atendimento às pessoas, principalmente acima dos 60 anos, sempre objetivando a missão evangelizadora e o envelhecimento com dignidade do ser humano.

A coordenadora diocesana Ivone Ferrari destaca algumas ações da pastoral, entre elas, o cadastro e a visitação de cerca de 1,3 mil idosos, as palestras e encontros formativos com especialistas informando sobre a prevenção, os cuidados com a saúde, a prática de atividades físicas, a vida social e o combate à violência. A pastoral está presente em 23 paróquias e quase 30 comunidades. “Precisamos de voluntários para implementar a pastoral em mais igrejas e capelas. Procuramos motivar os coordenadores e agentes para trazer mais voluntários”, conclama.*

Conscientização

“Procuramos conscientizar através de missas sobre a importância da data, porque o idoso de repente fica meio esquecido e excluído em muitos momentos de sua vida. Então, nós temos que por meio desse dia conscientizar da importância do idoso na família, na sociedade e na história do país. Porque através dos idosos que acontecem a instituição familiar.”

Igreja em saída

“O nosso trabalho na Pastoral da Pessoa Idosa é conhecer as histórias de vida e através dessas histórias, acompanhar cada idoso na visita domiciliar sobre os aspectos mais importantes, como a defesa da vida, a luta contra a violência, pois muitos casos acontecem com idosos que estão vulneráveis. E através da formação buscamos esse contato para conhecer a realidade através das visitas missionarias.”*

Cuidado e orientações

“O cuidado com a pessoa idosa exige conhecimento. Por isso da importância das visitas. Como o idoso vive, se é num ambiente acolhedor, seguro. Conforme as visitas vamos conhecendo as necessidades de cada pessoa. A pastoral não é assistencialista. Junto com a rede de apoio, de acordo com as informações coletadas, encaminhamos para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), quando o caso se refere aos maus tratos e abandono; para a Delegacia do Idoso, quando a pessoa é vítima de violência; para unidades de saúde e outros casos mais complexos, para promotoria e defensoria pública.”

Missão

“A Pastoral da Pessoa Idosa tem na sua essência a atuação prática. Conhecer a missão e visitar as pessoas. A fé sem obra é morta. Não adianta toda a formação se não for colocada em prática a experiência da missão. É feito um trabalho em campo para identificar os locais, diante das diferentes realidades. Temos as estatísticas do perfil dos idosos que visitamos, pois procuramos ir ao encontro daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e com a saúde em risco. Mas nada impede de visitar os idosos que vivem sozinhos e muitas vezes num cenário de depressão.”

Espiritualidade

“O momento atual é triste, pois observarmos uma pessoa na sua finitude passar por situações tão degradantes. Por isso a importância da oração e espiritualidade são importantes na caminhada para fortalecer e buscar junto ao idoso, ajudar da melhor forma possível, como na prevenção ao suicídio. Em nossa diocese, nunca encontramos um caso na pastoral, mas é sempre bom destacar esse papel da pastoral nas visitas, de levar o nosso amor e companheirismo. Como amigos de longa data.”

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo