Diocese de Santo André

Encontro da CRB Grande SP aprofunda Mês das Missões

Destacando o Mês das Missões e as prioridades da AGE (Assembleia Geral Eletiva) da CRB Nacional, a Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo realizou na tarde de sábado (05/10), o Encontro dos núcleos do Sub-regional da Grande SP, no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, no Centro andreense.

Participaram cerca de 50 membros de Congregações, Ordens, Institutos e demais expressões da VRC (Vida Religiosa Consagrada) das Dioceses de Santo André, Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Santos e São Miguel Paulista.

Responsável pela abertura, o bispo anfitrião Dom Pedro Carlos Cipollini expressou gratidão aos missionários e missionárias que contribuíram para a construção de muitas comunidades na diocese e disse que o apelo de voltar a centralidade de Jesus e da Palavra se torna cada vez mais atual na sociedade.

“Para todos e todas, especialmente para a vida religiosa que tem uma função especial na Igreja, uma função profética, de vigilância. Como diz o Papa Francisco, que nos convida a acolher o hoje de Deus e as suas novidades. As surpresas de Deus na fidelidade”, reflete.

O encontro

A celebração foi dividida em duas partes: a primeira valorizou a vida e missionariedade dos homens e mulheres, religiosos e religiosas, presentes e atuantes na Igreja, através do aprofundamento do Mês Missionário Extraordinário. Após a pausa para o café, na segunda etapa da reunião foi apresentada a experiência da AGE (Assembleia Geral Eletiva) da CRB Nacional, destacando o desejo de continuar o serviço à Igreja, através dos pobres, e sobre as questões envolvendo o Sínodo da Amazônia.

“É uma celebração da vida missionária que já existe. O desafio de continuidade, de ir além, de sair de si mesmo. Queremos valorizar tudo aquilo de bom que já foi feito nas dioceses desse sub-regional que é tão vasto e tão bonito na sua pluralidade e na sua singularidade”, enfatiza o coordenador da CRB – SP, Pe. Rubens Pedro Cabral.

“Agradecemos aos missionários e missionárias que saem da porta da igreja, não levando Jesus para si mesmo, mas sobretudo para os irmãos. Espero que tudo isso dê muitos frutos. E que a gente saia daqui recompensado pelo tudo que fez e animado por tudo aquilo que se pode fazer”, complementa.

Na avaliação da coordenadora diocesana da CRB, Irmã Conceição Aparecida, o encontro teve uma participação bastante significativa dos núcleos e reforça que cada vez mais a Conferência dos Religiosos do Brasil está comprometida com as questões amplas do país, especialmente em relação aos pobres e marginalizados de nossa sociedade.

“Queremos agradecer a Deus pelo conteúdo apresentado aqui, pois assumimos esse compromisso de acompanhar de perto tudo o que acontece em termos, por exemplo, da violência e abuso sexual das crianças e adolescentes, além do debate sobre a Amazônia”, sintetiza.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC