A Legião de Maria promove no dia 20 de outubro (domingo), das 13h30 às 18h, o Encontro Diocesano “Unidos em Missão – Rumo aos 100 anos”, na Paróquia Santo Antônio (Largo São Francisco, 113 – Vila Alpina), em Santo André. Dom Pedro participará dos momentos de reflexão e celebração, que integram as comemorações dos 98 anos de fundação do movimento mariano, na Irlanda, e dos 63 anos de presença na Diocese de Santo André.
“Gostaria de convidar a todos e a todas a participarem do encontro dos legionários e legionárias do ABC. Neste encontro daremos início às comemorações da Legião de Maria rumo ao centenário, que ocorrerá em 2021. Teremos a alegria de contar com a presença de nosso bispo Dom Pedro e também de nosso diretor espiritual e assessor diocesano, Pe. José Ailton Teixeira. Venha fazer parte dessa festa. Salve Maria!”, convoca a coordenadora diocesana do movimento mariano, Maria das Dores.
Informações sobre como participar da Legião de Maria ou montar um grupo em sua paróquia no telefone: 94970-5533 (coordenadora Maria das Dores) ou envie e-mail: legiaodemaria@diocesesa.org.br .
Presença na Diocese
A Legião de Maria nasceu em Dublin, na Irlanda, em 1921, pelas mãos do servo de Deus, o leigo católico Frank Duff. O movimento chegou ao Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, em 1950, sendo oficialmente reconhecido como movimento pelo então cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, no ano seguinte.
Como o primeiro bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, trabalhou anteriormente na Cidade Maravilhosa como bispo auxiliar, acabou sendo o mentor da ideia de trazer o ‘exército mariano’ para a região, mais precisamente em 1956, ou seja, a Legião de Maria completa 63 anos de atuação no Grande ABC neste ano.
Atualmente são 1,1 mil membros ativos, que participam das reuniões e saem às ruas para realizarem os trabalhos legionários, além 6,5 mil membros auxiliares que rezam para sustentar o trabalho ativo. Cerca de 3 milhões de legionários atuam em todo o mundo.