Diocese de Santo André

Retiro dos Diáconos reforça missão no serviço a Deus e aos irmãos

Irmã Wilma Carvalho conduziu os três dias de encontro, com os diáconos permanentes e as esposas, destacando cinco pontos fundamentais da atuação diaconal

Realizado entre os dias 1º e 3 de novembro, o Retiro dos Diáconos Permanentes da Diocese de Santo André aconteceu na Casa de Retiro Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes (SP). Ministrado pela Irmã Wilma Carvalho, o encontro teve como tema: “…E permaneceram com Ele… Era por volta das quatro horas da tarde (hora décima)”. Jo 1,38-39.

“A importância do Retiro dos Diáconos consiste na interação com todas as múltiplas realidades diaconais vividas em cada canto de nossa Diocese. O tema deste ano nos levou a refletir a importância de permanecer firmes em Cristo, vivendo a dupla sacramentalidade (matrimônio e ordem)”, avalia o diácono Luciano José Dias, que atua como administrador paroquial na Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Pires.

Tema e conteúdo

O retiro teve a participação da maioria dos diáconos e esposas. De acordo com o diácono Vagner Monteiro da Silva, o Vavá, que auxilia nos trabalhos na Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra, Irmã Wilma conduziu o encontro destacando cinco pontos essenciais para a vida diaconal:

“A primeira, a Paciência e a importância da dupla Sacramentalidade do Diácono “Sacramento do Matrimônio e da Ordem”;  a segunda, a Obra Criadora de Deus no Sacramento do Matrimônio; a terceira, o projeto do Diácono não é pessoal, é Eclesial, ele é guardião da Igreja servidora na misericórdia e caridade; a quarta, o Diácono deve ser vigilante “Papa Francisco” trabalhar na pastoral Familiar mantendo a Paciência, a Acolhida e o Equilíbrio entre a Igreja e a Família; e a quinta, o Diretório do Diácono Permanente e os dois pilares as Bem-aventuranças e as Obras de Misericórdia”, explica, sobre o conteúdo apresentado durante os três dias.

Espiritualidade e missão

Vice-diretor da Escola Diaconal, Wagner Innarelli destaca a relevância do tema que “levou-nos a refletir sobre a importância da espiritualidade conjugal na vida Diaconal e em segundo momento refletir  sobre as palavras do Papa Francisco “sois sacramento do serviço a Deus e aos irmãos”, ressalta o diácono que atua na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Santo André.

“O retiro é fundamental para o nosso ministério, pois proporciona momentos de reflexão, de oração, de celebração para a família diaconal”, constata Marcelo Cavinato, recentemente ordenado diácono permanente, em agosto deste ano, e que serve na Paróquia São Pedro e São Paulo Apóstolos, em São Bernardo.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC