Retiro dos Diáconos reforça missão no serviço a Deus e aos irmãos

Irmã Wilma Carvalho conduziu os três dias de encontro, com os diáconos permanentes e as esposas, destacando cinco pontos fundamentais da atuação diaconal

Realizado entre os dias 1º e 3 de novembro, o Retiro dos Diáconos Permanentes da Diocese de Santo André aconteceu na Casa de Retiro Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes (SP). Ministrado pela Irmã Wilma Carvalho, o encontro teve como tema: “…E permaneceram com Ele… Era por volta das quatro horas da tarde (hora décima)”. Jo 1,38-39.

“A importância do Retiro dos Diáconos consiste na interação com todas as múltiplas realidades diaconais vividas em cada canto de nossa Diocese. O tema deste ano nos levou a refletir a importância de permanecer firmes em Cristo, vivendo a dupla sacramentalidade (matrimônio e ordem)”, avalia o diácono Luciano José Dias, que atua como administrador paroquial na Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Pires.

Tema e conteúdo

O retiro teve a participação da maioria dos diáconos e esposas. De acordo com o diácono Vagner Monteiro da Silva, o Vavá, que auxilia nos trabalhos na Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra, Irmã Wilma conduziu o encontro destacando cinco pontos essenciais para a vida diaconal:

“A primeira, a Paciência e a importância da dupla Sacramentalidade do Diácono “Sacramento do Matrimônio e da Ordem”;  a segunda, a Obra Criadora de Deus no Sacramento do Matrimônio; a terceira, o projeto do Diácono não é pessoal, é Eclesial, ele é guardião da Igreja servidora na misericórdia e caridade; a quarta, o Diácono deve ser vigilante “Papa Francisco” trabalhar na pastoral Familiar mantendo a Paciência, a Acolhida e o Equilíbrio entre a Igreja e a Família; e a quinta, o Diretório do Diácono Permanente e os dois pilares as Bem-aventuranças e as Obras de Misericórdia”, explica, sobre o conteúdo apresentado durante os três dias.

Espiritualidade e missão

Vice-diretor da Escola Diaconal, Wagner Innarelli destaca a relevância do tema que “levou-nos a refletir sobre a importância da espiritualidade conjugal na vida Diaconal e em segundo momento refletir  sobre as palavras do Papa Francisco “sois sacramento do serviço a Deus e aos irmãos”, ressalta o diácono que atua na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Santo André.

“O retiro é fundamental para o nosso ministério, pois proporciona momentos de reflexão, de oração, de celebração para a família diaconal”, constata Marcelo Cavinato, recentemente ordenado diácono permanente, em agosto deste ano, e que serve na Paróquia São Pedro e São Paulo Apóstolos, em São Bernardo.