Celebração e sarau marcam Mês da Consciência Negra

A Pastoral Afro-Brasileira da Diocese de Santo André realiza ações em novembro, em prol do Mês da Consciência Negra. Todas as paróquias e comunidades das dez regiões pastorais são convidadas a participar destas iniciativas e promover momentos de reflexão e espiritualidade.
O Sarau Diocesano da Pastoral Afro Brasileira acontece no próximo domingo (17/11), das 9h às 11h, na Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu – Avenida Príncipe de Gales, 637, na Vila Príncipe de Gales, em Santo André.

No dia 20 de novembro (quarta-feira), agentes diocesanos da Pastoral Afro e demais pastorais participam da XVI Marcha da Consciência Negra de São Paulo, que começa às 12h, no Masp (Museu de Artes de São Paulo), na Avenida Paulista, 1578, na Bela Vista, onde acontecerão atividades culturais. A partir das 16h terá início a caminhada rumo ao Teatro Municipal, no Centro da capital paulista. Por sua vez, a Celebração Diocesana pelo Mês da Consciência Negra ocorre no dia 24 de novembro (domingo), às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, na Praça do Carmo, no Centro de Santo André.

Reflexão

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em vários estados e municípios do país. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

Outras missas inculturadas da Consciência Negra também acontecem em nossa diocese:

20 de novembro
Local: Paróquia Santo Arnaldo Jansen (Avenida Brasília, 400 – Campanário, Diadema)
Horário: 18h

Local: Comunidade Maria de Nazaré (Rua Matias de Albuquerque, 49 – Vila Lídia, Diadema)
Horário: 19h

28 de novembro
Local: Paróquia São Geraldo Magella (Rua Itamarati, 158 – Jardim Petroni, São Bernardo)
Horário: 19h

*Segundo a organização, novas missas podem surgir na programação

Para mais informações sobre a Pastoral Afro-Brasileira e participar das atividades envie mensagens de WhatsApp para 99187-0277 (coordenadora diocesana Terezinha de Jesus) ou para o e-mail: pastoralafrobrasileira@diocesesa.org.br

Romaria das Comunidades Negras
A primeira ação aconteceu no dia 9 de novembro. Cerca de 50 representantes das regiões pastorais da diocese participaram da celebração da XXIII Romaria Nacional das Comunidades Negras no Santuário Nacional de Aparecida, no estado de São Paulo. A edição deste ano organizada pela Pastoral Afro-Brasileira da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) teve como tema “Mãe Negra Aparecida, ajude-nos a restituir o direito à liberdade, à justiça e ao amor” e o lema “O povo negro clama por políticas libertadoras”.