Diocese de Santo André

Dia Mundial do Diabetes: hábitos saudáveis previnem a doença

Celebrado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientização sobre as particularidades e prevenção dessa doença. Cerca de 250 milhões de pessoas têm diabetes em todo o mundo. Somente no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas vivem atualmente com diabetes e esse número tende a aumentar no decorrer dos próximos anos.

“O diabetes é uma doença silenciosa e necessita de atenção. Essa frase uso sempre quando falamos sobre o tema com os agentes da pastoral”, destaca a coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, Maria de Fátima.

E a Pastoral da Saúde da Diocese de Santo André,  que tem como assessor diocesano, Pe. Vanderlei Ribeiro, atua permanentemente com ações para oferecer formação aos agentes pastorais e informações à população, por meio de palestras, visitas nas casas, asilos e hospitais, com o objetivo de esclarecer os problemas associados à enfermidade, como alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Os principais tipos de diabetes são:

Diabetes tipo 1, doença crônica que em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, ou seja, onde o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células que produzem insulina.

Diabetes tipo 2, doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose), onde o corpo não produz insulina suficiente ou as células do corpo não reagem à insulina.

O diabetes tipo 2 é muito mais comum que o tipo 1. Além disso, ainda existe o pré-diabetes, uma condição em que o açúcar no sangue está elevado, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes do tipo 2.

“A Pastoral da Saúde atua na promoção da saúde e na educação sobre hábitos saudáveis, promovendo debates, palestras e encontros socioeducativos”, reforça a agente pastoral de Santo André, Sonia Dalva.

Hábitos saudáveis

Especialistas avaliam que as melhores formas de prevenção são a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e esportes, média diária de sono de 8 horas e alimentação balanceada baseada em frutas, verduras, legumes e carnes e limitando o consumo de alimentos processados como geleia, queijos e frios, bem como evitar alimentos ultraprocessados como sorvetes e macarrão instantâneo. Também é recomendável não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar ao máximo o consumo de gorduras e frituras.

As pessoas no geral, inclusive aquelas com diabetes, devem fazer suas refeições diárias entre 5 a 6 vezes, obedecendo ao intervalo de 3 horas entre uma e outra, evitando beliscar durante as mesmas.

“A pessoa com diabetes deve consumir diariamente verduras (alface, almeirão, couve etc.), legumes (cenoura, pepino, tomate, abobrinha etc.) e frutas, preferencialmente crus, por possuírem maiores quantidades de fibras.  As frutas devem ser consumidas em quantidades adequadas e distribuídas corretamente ao longo do dia. Nenhuma fruta é proibida para quem tem diabetes”, como informa Luíza Tiné, para o Blog da Saúde, do Ministério da Saúde.

“Diabetes não é o fim do mundo, prevenção é o melhor remédio”, resume a agente pastoral de São Caetano, Maria Murari.   

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor