Diocese de Santo André

Dom Pedro: “Casa de Assis é uma obra da providência de Deus”

Espiritualidade para enfrentar os desafios e a Palavra de Deus para alimentar os corações dos irmãos. Realizada na noite de sábado (14/12), a missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo diácono Franco Chippari e pelo secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima, trouxe conforto e luz aos voluntários e 37 moradores da Fraternidade Casa de Assis (Casa de Betânia), localizada na Vila Pires, em Santo André.

A menos de duas semanas para a Solenidade de Natal, Dom Pedro destacou que a grande esperança será anunciada pelo anjo aos pastores: “Nasceu hoje o Salvador. E os anjos cantavam: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Eu creio que todos nós aqui somos pessoas de boa vontade. Boa vontade de servir a Deus, de fazer o bem, de colaborar com essa obra realizada, de libertação desses irmãos, da dependência. Então, a promessa de Deus vai se cumprindo na humanidade, não com coisas grandiosas, como disse Jesus, mas com aquelas pequenas sementes que depois Deus faz frutificar de forma misteriosa”, reflete. O bispo aproveitou para valorizar a importância da Casa de Assis como obra de Deus, de confirmar os irmãos na fé, uma fé que age pela caridade. “Porque a fé verdadeira não é aquela fé morta, que só fala, mas não age. Então, a fé age pela caridade, como diz o próprio apostolo Tiago”, comenta.

Vicariato para Caridade

Antes do final da celebração, Dom Pedro recordou a criação do Vicariato Episcopal para Caridade Social, fruto do Sínodo Diocesano, que tem como objetivo reunir e mapear as obras sociais voltadas para atender os mais necessitados na sociedade.”Essa casa é uma obra da providência de Deus com a ajuda de todos, mas sobretudo pela generosidade dos irmãos, pela escolha de vida, de se consagrar aos serviços de Jesus. Sinaliza na Igreja, aquilo que o Papa Francisco tanto fala, de uma igreja pobre para os pobres, com o coração voltado para ajudar os irmãos necessitados em todas as periferias existenciais e materiais”, destaca.

 

Carinho pela obra

Fundador da organização religiosa Casa Fraternidade Assis, irmão Reinaldo Fernandes Leite estava em missão no Chile e fez questão de retornar a tempo de participar da Santa Missa.
“Quero agradecer o olhar de Dom Pedro para conosco, com essa comunidade, para com os pobres. Quando chegou aqui nos acolheu com muito carinho e zelo. E também agradeceu cada um de vocês que colaboram com essa fraternidade. Sem a ajuda de vocês, essa fraternidade não continuaria nem mais um dia”, atesta.
Prestes a completar 11 anos de fraternidade em janeiro de 2020, o guardião da casa, irmão Adilson Pereira Lopes, estava visivelmente emocionado com o momento de união proporcionado pela celebração. “Essa semana foi difícil. Uma correria. Mas quero agradecer a todos vocês. Se tudo isso está acontecendo é porque Deus assim o quis. Fazer parte da fraternidade e integrar a luta diária. Deus abençoe a todos”, descreve Adilson, que conta com a colaboração dos irmãos Filipe e Eduardo na administração da casa.

Reencontrar a dignidade

O engenheiro mecânico Samir de Lima Rodrigues, 38 anos, retornou há três semanas para casa, na tentativa de se livrar dos vícios do álcool. “É importante estar na Casa do Senhor e poder compartilhar com os irmãos que tem o mesmo problema que o meu. Com certeza, esse momento de espera ao nascimento de Jesus é muito importante para nós”, relata.
No local desde o início de 2019, o fiscal de loja, Ilton Alves da Silva de Lima, 30 anos, confidencia que estava em tratamento no CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Encontrou o irmão Adilson e pediu uma oportunidade para morar na casa. “Me sinto grato por ele me acolher e participar desta missa com o bispo, além de ajudar na obra e contribuir para a minha reabilitação”, agradece.
Dom Pedro finalizou a homilia com uma mensagem aos moradores do local que buscam recuperar a dignidade. “Deixe Deus trabalhar no coração de vocês, para que vocês possam se libertar de toda essa infelicidade trazida pela dependência”, frisa.Após a celebração, uma confraternização com jantar, tudo arrecadado por meio de doações, reproduziu gestos de solidariedade e generosidade aos irmãos da casa.

Quer doar para a Casa de Assis? Ligue no telefone: (11) 4451-7243.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral