Diocese de Santo André

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: respeito e inclusão

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Para refletir sobre esta data, uma história interessante é a dos ouriços, que para evitar a morte na era glacial, perceberam que teriam que ficar sempre juntos. Porém, ao se aproximarem uns dos outros, seus espinhos machucavam os colegas, e eles se afastaram novamente. Ao afastarem-se, eles começaram a morrer de frio. Então, descobriram que era importante se aproximarem e aceitarem as cicatrizes dos espinhos dos outros.

Igualmente vivemos em um mundo que busca a aparente perfeição e o sucesso, e que muitas vezes acaba por excluir as pessoas com deficiência como sendo um peso, ou ouriço cheio de espinhos. Precisamos entender que todos nós temos os nossos espinhos que machucam e incomodam, todos temos as nossas deficiências e necessidades. Algum tem uma deficiência ou limitação física, outros uma deficiência ou limitação visual. Há os que são saudáveis, mas tem uma deficiência financeira, outros que tem uma deficiência de carinho ou de ser misericordioso.

Quando somos capazes de perceber que todos nós temos alguma deficiência em nossas vidas e que todos têm algo a contribuir para nosso crescimento, passamos a ver a verdadeira face de Cristo nas pessoas com Deficiência.

Eles não são coitadinhos ou incapazes, nem vitoriosos e supremos por superar suas limitações, são pessoas normais, com barreiras a vencer, mas com capacidades e sentimentos que precisam ser respeitados.

E nossa Igreja Católica nos pede que, não somente no Dia da Pessoa com Deficiência, mas que todos os dias, acolhamos as pessoas, cuidemos uns dos outros, como Cristo cuidou de seus amigos.

*Por Equipe Diocesana do Setor Inclusão

Compartilhe:

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC

Planejamento da Pastoral Familiar marca início dos trabalhos da nova comissão diocesana

Seminaristas encerram o ano formativo com missa na Paróquia Cristo Rei, em Diadema

nomeacoes

Nomeações e provisões – 03/12/2025

Agentes da Pastoral do Dízimo renovam o compromisso de fé em missa diocesana

Paróquia Santo Arnaldo Janssen celebra inauguração da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística no Taboão

Matriz de Santo André é dedicada em festa do padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana da Catequese aprofunda Diretório e reforça missão dos catequistas

POR UMA ECOLOGIA INTEGRAL