Durante mais uma visita realizada na Região Pastoral Santo André – Leste, bispo diocesano também reforçou a importância do amor para a harmonia das famílias
O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, prosseguiu as visitas pastorais na noite de domingo (29/12), quando presidiu a celebração na Capela Nossa Senhora da Caridade, no Jardim Carla, que pertence a Paróquia São Geraldo Magella, na Região Pastoral Santo André – Leste.
“Temos a graça de ter a presença do nosso bispo para a benção do nosso tabernáculo, na Capela do Santíssimo, onde ficara lá no sacrário Nosso Senhor Jesus Cristo, presença real na eucaristia. Um momento de muita fé e devoção”, afirma o administrador paroquial Pe. Marcos Vinícius, que concelebrou ao lado do secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima.
Outra novidade é a nova imagem de Nossa Senhora da Caridade, restaurada há duas semanas.
É a segunda vez que o bispo visita a comunidade. A primeira no ano em que assumiu a Diocese, no segundo semestre de 2015, e agora presidindo a celebração.
Importância do amor
Durante a homilia, Dom Pedro citou a passagem bíblica, em que São Paulo propõe o modo de manter a família unida no amor e na fraternidade, em meio aos tantos desafios no mundo atual.
“A família está em crise? Tá, mas não é a família que está em crise. É o amor. Porque a família é fundada no amor. são Paulo diz o amor é o vinculo da perfeição. Quando o amor está em crise, entra em crise também todos os relacionamentos humanos. Onde não tem amor, tem crise, tem divisão. Onde tem amor é diferente”, explica.
O bispo prossegue com a reflexão. “Porque a sociedade tem o eixo que é o dinheiro. Os interesses, o consumismo. Daí não sobra lugar para o amor. Quem vive só pensando em coisas materiais, não tem tempo para amar. O amor é próprio das pessoas, dos relacionamentos, dos encontros, da alegria de estar juntos, da construção de uma caminhada”, orienta Dom Pedro.
Trajetória da comunidade
O embrião da Capela Nossa Senhora da Caridade teve início há aproximadamente quatro décadas, quando começou o projeto para a construção da igreja, em meados da segunda metade da década de 1980.
“Desde a infância com meus familiares acompanho a criação da capela. Quando compraram o terreno ajudando a carregar os materiais de construção junto com o Pe. José Mahon (que foi pároco durante muitos anos da Paróquia São Geraldo Magella e faleceu aos 92 anos, em maio de 2018). Para nós foi muito importante ter Nossa Senhora da Caridade neste local, pois fortaleceu a nossa comunidade e aumentou mais a fé de toda vizinhança” conta Marilza Aparecida Carvalho da Silva, 49 anos.
Dom Pedro deixou uma mensagem antes do final da celebração.
“Como São Paulo diz para termos paciência, tolerância, capacidade de perdão e acolhida. Tudo isso faz a comunidade crescer”, recomenda.