Diocese de Santo André

Festa de Natal traz alegria e dignidade aos prediletos de Deus

Resgatar a dignidade dos prediletos de Deus e apontar caminhos para uma vida com qualidade e respeito na sociedade. Mantendo a tradição, a Pastoral de Rua ‘Servos da Misericórdia’ promoveu no domingo (15/12), a 11ª Festa de Natal dedicada aos irmãos em situação de rua, na Praça do Carmo, em Santo André.
*

8º Plano e Caridade Social

A iniciativa atende ao itinerário 8 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que trata de ações solidárias. A atividade também está em sintonia com o embrião de atuação do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André, criado no último dia 30 de novembro, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo.Durante o dia foram registrados 400 almoços, 400 cafés, 400 kits de higiene, 150 cortes de cabelo, barba e serviços de manicure, 100 banhos, além de inúmeros atendimentos médico e jurídico.
A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Nelson Rosselli Filho, coordenador da Região Santo André – Leste e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete. “O Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Gostaria de trazer uma mensagem aos vossos corações neste domingo da alegria. São Paulo quando escreve a carta aos Filipenses, no capítulo 4, ele diz ‘alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo, alegrai-vos, o Senhor está perto’. A alegria do Senhor está perto”, reflete Pe. Nelson, ao comentar que não devemos nos render ao consumismo, nem a alegria superficial, mas celebrar a verdadeira alegria com a chegada do Salvador.
*

Busca do sonho
Vanderci,45 anos, não tem moradia fixa e vende balas no semáforo para ganhar o pão de cada dia. Desempregada, ela não tem profissão, mas gosta de cantar. É fã de artistas do rock como Phil Collins, Tina Turner, Scorpions e Iron Maiden. Busca forças para conquistar o sonho. “A vida não está fácil, mas quem sabe um dia eu seja iluminada”, pensa, enquanto faz as unhas das mãos e dos pés. “Sou vaidosa”, admite.
*

Conscientização
Muitos dos participantes deste encontro também estiveram na 3ª edição do Dia Mundial dos Pobres. “Independente de religião, aviso os amigos sempre que estão precisando de uma voz espiritual e alimento”, conta o aposentado Sérgio Alves da Silva, 70 anos. “O ser humano tem condições de ajudar o próximo o ano inteiro. Tem gente que junta roupas, joga alimentos fora. E esse evento de hoje é um exemplo de como ter compaixão com os mais necessitados”, complementa Rogério da Silva Areias, 54 anos, que é pintor e está à procura de emprego.

*

Como fazer doações

As doações de alimentos, roupas, calçados, terços e bíblias podem ser realizadas diretamente com os coordenadores nos telefones: 94377-9430 com Rubens e 96159-7612 com Elisa. Ou na própria Paróquia Nossa Senhora da Salete, localizada na Rua das Hortências, 405 – Vila Helena, em Santo André. “A Pastoral pratica mais ações solidárias e orações em comunidade (normalmente em Casas de Acolhida de Jovens ou Idosos). Estamos abertos a todos que se sentem tocados pelo amor ao próximo”, comentam os coordenadores, Rubens e Elisa.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”