A Paróquia Matriz Imaculada Conceição de Mauá (Praça Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas, 01 – Bairro da Matriz) está em festa e comemorou seis décadas e meia de sua fundação neste ano de 2019. Criada oficialmente no dia 29 de maio de 1954, dois meses antes da fundação da Diocese de Santo André, o fim de semana dos dias 7 e 8 de dezembro (sábado e domingo) foi especial, pois a igreja celebrou os 65 anos juntamente com o aniversário de emancipação político-administrativa de Mauá, ocorrido no mesmo ano e comemorado no dia da padroeira da cidade.
A Festa da Solenidade da Imaculada Conceição ocorrida na noite de sábado (7/12) teve início com a Missa da Vigília presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelos padres Cláudio Tafarelo (pároco) e José Ailton (vigário paroquial). O Coral Imaculada Conceição abrilhantou a celebração. Antes do final da missa, o bispo abençoou o ostensório, uma peça utilizada para exposição solene da hóstia consagrada no altar ou em ocasiões especiais, como procissões.
“Quero parabenizar essa comunidade paroquial e toda essa cidade que tem nessa Igreja Matriz, um local privilegiado, querido de todo o povo do município de Mauá, além de todas as igrejas e comunidades que participam da vida da nossa Igreja”, destaca Dom Pedro.
A Missa Campal da Imaculada pelo Aniversário de 65 anos da cidade de Mauá e da Igreja Matriz Imaculada Conceição, no Paço Municipal, encerrou as comemorações no domingo (8/12).Vale lembrar que a Imaculada Conceição é a padroeira o município.
Diocese mariana
“Vejam como a nossa diocese é mariana e como Maria é invocada nesta diocese. São mais de 35 paróquias que tem o título de Nossa Senhora. Como Imaculada Conceição temos aqui em Mauá, em Diadema, na Matriz, em São Bernardo, a Basílica da Imaculada Conceição da Boa Viagem. Então, são três pontos importantes a Imaculada Conceição está a leste, a oeste, e no centro de nossa diocese, como invocação”, comenta Dom Pedro, ao anunciar a criação da 106ª centésima paróquia da Diocese de Santo André. Será a Paróquia Maria Imaculada, localizada na Rua Fenícia, 774, no Parque Novo Oratório, na cidade andreense. Ela será instalada por meio de celebração no dia 22 de dezembro, às 15h.
História
A capela e a imagem são bens culturais materiais tombados como patrimônio histórico do município. A Igreja Matriz Imaculada Conceição de Mauá foi edificada em homenagem à padroeira da cidade, Imaculada Conceição. A atual igreja começou a ser construída em 1928. No local há a imagem da santa, procedente da Europa e entalhada em madeira no século XIX.
A paróquia foi criada oficialmente no dia 29 de maio de 1954, dois meses antes da fundação da Diocese de Santo André. Nesta data, a Imaculada Conceição também se tornou a Igreja Matriz de Mauá, uma vez que a emancipação aconteceria em 1953. A cidade comemora o seu aniversário de 65 anos também no dia 8 de dezembro.