Diocese de Santo André

Missa de Formatura abençoa 1ª Turma da Escola Diocesana de Teologia

A Escola Diocesana de Teologia promoveu a formatura de 23 alunos da 1ª turma do Curso Livre de Teologia (2017-2019), durante celebração presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, na noite de sexta-feira (06/12), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense. A missa foi concelebrada pelo vigário episcopal para Pastoral e pároco anfitrião, Pe. Joel Nery; pelo Pe. Gilberto Dias Nunes; e pelo Pe. Paulo Afonso, representando a direção da Escola de Teologia e responsável pela entrega dos certificados de conclusão do curso para cada aluno e cada aluna que percorreram o itinerário de estudos durante três anos: Alzira Expedito Mazzo, Antonio da Costa e Silva, Antonio José de Carvalho, Antonio José de Souza Vieira, Cláudio Garcia dos Santos, Eduardo Antonio de Carvalho, Fabiano Felix Pereira, Fábio Peretti, Fausto Ferreira Júnior, Guinovaldi Pressinoti Júnior, João Batista de Abreu Dias, Marcelo Dias da Silva, Marcelo Martins de Morais, Marcelo Rocco, Maria Aparecida Pereira, Maria Ribeiro de Castro, Maria Fátima Porto dos Santos, Maria José da Silva, Maria Jovem Miranda, Mércia da Silva Ferreira, Sérgio Luís Serpa, Wilson Pereira de Souza e Zenaide Cesca.

Desde o início de 2017, a Escola Diocesana de Teologia preenche a lacuna que estava existente desde o fechamento do Instituto de Teologia.

Curso aprovado

Ao final, todos e todas posaram com os certificados numa foto para a posteridade. “É a realização de um objetivo e espero que mais pessoas possam cursar teologia na Diocese”, enfatiza Maria José. “Um aprendizado que levaremos para toda vida. Crescemos na espiritualidade”, recorda Marcelo Martins. “Recomendo para todos aqueles que desejam aprofundar os estudos sobre a Igreja, Cristo e a Palavra de Deus”, complementa Mércia Aparecida. “Ajuda na formação, nos trabalhos pastorais e até na vida profissional”, resume Marcelo Rocco.

Reflexão de Dom Pedro
“Vocês fizeram todo esse percurso de formação teológica. No mínimo, devem ter tido muitos momentos emocionantes. Tínhamos uma fé ingênua. Agora ela é mais madura. Mas ninguém está dispensado de estar entregue à Palavra de Deus. Que vocês possam com mais propriedade, a partir desse estudo, estarem entregues à palavra. porque a palavra no começo estava criando tudo e está hoje recriando tudo em Cristo.” Dom Pedro deixou essa mensagem aos formandos antes do encerramento da Santa Missa, explicando anteriormente que a fé e a razão devem caminhar em sintonia. “Sem a fé, a teologia fica errática, sem rumo. E sem a razão, a fé fica sempre infantil. Então é necessário, na linha do profetismo, caminhar na fé, mas também olhando os sinais dos tempos, o que acontece na história, compreendendo e tendo elementos para interpretar a realidade, na qual nós caminhamos. Então, a teologia é tão importante nesse sentido de iluminar a fé com a razão e deixar a fé iluminar a razão”, sintetiza.

Vagas para turmas de 2020

Já conhece a Escola de Teologia Santo André? Quer uma oportunidade para se aprofundar nos estudos sobre a história da Igreja, a Bíblia e a vida de Cristo? Faça uma visita e saiba mais sobre o curso que já está com as vagas abertas para as turmas 2020 até o final de janeiro. O curso tem duração de três anos. Para cursar teologia basta levar ao Edifício Santo André Apóstolo, na Praça do Carmo, 36, no Centro de Santo André, os seguintes documentos: Certificado de conclusão do ensino médio; Carta de indicação do pároco de sua paróquia; Certidão de casamento ou nascimento; RG, CPF e comprovante de endereço. Após a matrícula, os candidatos deverão levar os documentos no dia da entrevista e redação.
Mais informações pelo telefone: (11) 4469-2077, ramal 246 e pelo e-mail escoladeteologia@diocesesa.org.br . Horário de atendimento, de segunda a sexta, das 14h30 às 19h.

 

Confira aqui as fotos deste momento!

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024

Um dia para partilhar Amor: Diocese de Santo André celebra o Dia Mundial dos Pobres

Diocese de Santo André se prepara para o Dia Mundial dos Pobres

Última reunião do clero de 2024 reforça compromisso pastoral e prepara 2025

Missa Diocesana dos Agentes do Dízimo celebra a força da comunidade na partilha

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024