A Lei Municipal 10.243/2019 torna Santo André oficialmente padroeiro do município andreense, após projeto elaborado pelo presidente do legislativo da cidade, vereador Pedrinho Botaro, aprovado e sancionado pelo Executivo Municipal, no dia 22 de novembro de 2019. “A importância desta iniciativa foi gerada através de um pedido do Conselho Regional Pastoral da Região Santo André – Centro, do qual faço parte representando a Comissão da Campanha da Fraternidade. A diocese inteira é sabedora do grande carinho que Dom Pedro (Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André) tem por essa data”, conta Pedrinho.
De acordo com o parlamentar, a festa do padroeiro da Diocese de Santo André, e agora do município, celebrada no dia 30 de novembro também integrará o calendário oficial da cidade.
“Elaboramos o Projeto de Lei CM N°181/2018, virou lei e foi sancionada pelo prefeito Paulo Serra com o objetivo de ser uma data oficial na cidade de Santo André”, comemora.
Porém, a data ainda não consta como feriado. “Envolve associações comerciais da cidade, a indústria, outras realidades. Mas dentro do nosso aspecto cultural e religioso vai ser sempre lembrada a data do dia 30 de novembro oficialmente como o Dia de Santo André”, destaca o vereador.
Pedrinho também recorda o padroeiro como referência de justiça, tendo a dignidade de morrer crucificado numa cruz em formato de x e constando esse desenho do x, no brasão da cidade.