A Catedral Diocesana será palco no próximo sábado (25/01) da celebração dos 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Missa Solene em Ação de Graças com o tema “Chamados a ser Igreja: Maria, Mãe da Igreja” será realizada às 16h, na Catedral N. Sra. do Carmo, na Praça do Carmo, no Centro de Santo André.
A programação das comemorações desta data simbólica tem início com o tríduo preparatório:
– 22 de janeiro (quarta), com o tema “Chamados a seguir Jesus: o sim de Maria”: reza do terço, às 18h30, e missa, às 19h;
– 23 de janeiro (quinta), com o tema “Chamados a ser discípulos missionários: Maria, Tabernáculo Vivo”: adoração ao Santíssimo Sacramento, às 18h30, e missa, às 19h;
– 24 de janeiro (sexta), com o tema “Chamados a testemunhar: Maria, mãe de todas as gerações, raças e cores”: missa, às 19h.
A história da paróquia-catedral tem suas raízes em 1912, quando a colônia italiana revela o desejo de erguer um templo em honra de Nossa Senhora do Carmo. Um terreno foi doado e a pedra fundamental foi lançada em 29 de junho de 1919. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo seria inaugurada no dia 25 de janeiro de 1940. A dedicação seria realizada 18 anos depois, em 22 de agosto de 1958, quando foi realizada a Consagração a Deus da Igreja Catedral, lugar sagrado para o culto divino e celebração dos sacramentos na Diocese de Santo André.
O atual pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo é o Pe. Joel Nery.