Diocese de Santo André

Conheça os objetivos e os membros da Comissão Teológica Diocesana

Em conformidade com o Primeiro Sínodo Diocesano (2016-2017) e a pedido da Coordenação Diocesana de Pastoral, a Comissão Teológica da Diocese de Santo André foi constituída em dezembro de 2019, pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, com o objetivo de assessorar a missão evangelizadora da Igreja.
Alinhada com o 8º Plano Diocesano de Pastoral, em especial o itinerário 2 (que visa proporcionar um caminho de vivência com Jesus, por meio da formação sobre querigma, iniciação à vida cristã e à cultura e espiritualidade do acolhimento), a Comissão Teológica é composta por 15 membros, entre eles, presbíteros, diáconos, consagrados(as) e leigos(as), que se distinguem pelo conhecimento teológico, fidelidade à Palavra de Deus, Tradição e Magistério da Igreja, de acordo com o que está prescrito sobre a colaboração entre bispos e teólogos (cf. Vaticano II – Dei Verbum 10; S. João Paulo II, Pastores Gregis 29).

*
Os membros nomeados são os seguintes: Padres Joel Nery, Dayvid da Silva, Décio Dias Mirândola, Felipe Cosme Damião Sobrinho, Guillermo Daniel Micheletti, José Pedro Teixeira de Jesus e George Fernandes Jesuraj, SVD; Diáconos Luciano José Dias e Marcelo Cavinato; Irmãs Conceição Aparecida Gonçalves, Odir Teresinha Lopes de Brito e Wilma Carvalho; leigos Glauber Machado, Jerry Adriano Villanova Chacon e Neusa Bargas Moreira.
Saiba mais sobre os objetivos e desafios da Comissão Teológica nesta entrevista com o vigário episcopal para a Coordenação Diocesana de Pastoral, Pe. Joel Nery:
*

Quais os objetivos da Comissão Teológica?
A Comissão Teológica da Diocese de Santo André foi constituída e nomeada com o grande objetivo de auxiliar na produção de materiais para a formação e reflexão. Enfim, atendendo algumas exigências do próprio 8º Plano Diocesano de Pastoral surgiu a necessidade da nomeação e constituição desta comissão teológica que, na verdade, vem na linha de outras equipes de trabalho que já tinham como grande objetivo na diocese, a produção de subsídios, por exemplo, para a Campanha da Fraternidade e Novena de Natal. E já existia uma equipe quando a comissão, agora constituída e nomeada, tem assumido essa tarefa, também, de produção desses trabalhos diocesanos.

Qual o grande desafio desta comissão e como os integrantes nomeados trabalharão nela?
Os integrantes da Comissão Teológica terão o grande desafio do trabalho em conjunto. Como é uma equipe relativamente grande, de homens, mulheres, leigos e ordenados, enfim, que estão em conjunto, fazendo da tarefa de refletir, de pensar, de fazer com que o pensar teológico ajude nos encaminhamentos pastorais, nas atividades formativas, de encontros em grupos, eu diria que esse é o grande desafio dos integrantes, ou seja, o trabalho em equipe.

Como a Comissão Teológica está ligada ao 8º Plano Diocesano de Pastoral?
A Comissão Teológica da Diocese de Santo André nasce intimamente ligada ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, que em seus oito itinerários, prevê entre as tantas atividades, formação para atingir a prioridade principal do 8º Plano, por exemplo, ser uma Igreja que fortaleça a cultura e a espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária.

Então, teremos momentos de formação sobre a iniciação à vida cristã, sobre a cultura do acolhimento, sobre o estado permanente de missão e ser missionário. Portanto, esses subsídios e itinerários do 8º Plano fazem parte do trabalho desta comissão teológica.

E as produções da comissão, entre elas o livreto da Campanha da Fraternidade, contém uma identidade diocesana em sintonia com as propostas da Igreja no Brasil?
Dentre os grandes trabalhos, a produção de subsídios que a cada ano na Igreja no Brasil é proposto, seja a Novena de Natal ou os próprios encontros de reflexão por ocasião da Quaresma, que a Campanha da Fraternidade propõe.
Então, o livreto deste ano, assim como nos anos anteriores, foi produzido pela equipe recém-nomeada para a Comissão Teológica. E o livreto da CF 2020 já está praticamente pronto, redação, diagramação e impressão para chegar as mãos de todos os diocesanos e diocesanas, com o trabalho em comunhão com a Igreja no Brasil, claro, mas com rosto próprio também da diocese para os nossos encontros, reflexões e orações ao longo de toda a Quaresma.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”