A Missa em Ação de Graças pelo 24º Dia Mundial da Vida Consagrada na Diocese de Santo André acontece neste sábado (1º/02), às 16h, na Paróquia Santa Teresinha (Praça Rui Barbosa, no Bairro Santa Teresinha, em Santo André). A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e também integra as comemorações do Jubileu de Carvalho da igreja, ou seja, 80 anos de fundação da paróquia.
A CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) convida religiosos e religiosas a participarem deste momento, a fim de que os consagrados e consagradas renovem os seus compromissos de serem “luz do mundo e sal da terra” , de trabalhar pela paz e pela fraternidade, acolhendo o convite do Papa Francisco para serem “homens e mulheres que iluminam o futuro”, como diz o comunicado da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. E é justamente “Homens e Mulheres que iluminam o futuro” que inspirou o tema para essa edição do Dia Mundial da Vida Consagrada na Igreja Católica do Grande ABC. Essa iniciativa atende ao itinerário 1 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, por meio deste momento de oração, meditação e participação da celebração com Cristo e com o povo.
Origem
O Dia Mundial da Vida Consagrada foi instituído por São João Paulo II, em 1997, na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, no dia 2 de fevereiro, com o objetivo de implementar um projeto de Deus para celebrar os consagrados e consagradas em todo o mundo, num dia de oração pela vocações e meditação pelas missões.
Ano Vocacional
Essa edição é especial na Diocese de Santo André, pois vigora desde o dia 1º de dezembro de 2019 o Ano Vocacional Diocesano, cujo objetivo é despertar novas vocações para a Igreja, ao promover diversas atividades como momentos de oração e espiritualidade, peregrinação dos ícones do Bom Pastor, visitas aos seminários e encontros paroquiais que contribuam no discernimento de cada pessoa.
Na Diocese
Atualmente, a Diocese de Santo André conta com 11 congregações religiosas masculinas e 20 congregações religiosas femininas, bem como ordens, institutos e demais expressões da Vida Religiosa Consagrada.
Sobre a CRB
Tem como finalidade estatutária promover e animar a Vida Religiosa no Brasil, e coordenar as atividades que visem a este objetivo, por meio de iniciativas de caráter religioso, cultural, assistencial e filantrópico. Para levar a efeito essas finalidades e executar suas programações, a CRB conta com uma organização nacional, com sede em Brasília e 20 Secções Regionais, filiadas à entidade e subdivididas, por sua vez, em Núcleos.