Diocese de Santo André

Dom Pedro recebe bispo e padres de Ímola em missão pelo ABC

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, recebeu na manhã de quarta-feira (05/02), a delegação da cidade italiana de Ímola, representada pelo bispo Monsenhor Giovanni Mosciatti, Pe. Gabriele Tondini e Pe. Francesco Commissari, que estão realizando uma série de visitas pelo Grande ABC, entre os dias 4 e 12 de fevereiro. O encontro aconteceu no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana. Dom Pedro agradeceu a gentileza da visita e toda a Diocese de Ímola pela grande colaboração dos sacerdotes, irmãs religiosas e muitos leigos que trabalham no Brasil.

No cronograma de visitas, o bispo e padres italianos também percorrem a Associação e Centro de Formação Padre Leo Commissari, no Jardim Silvina, em São Bernardo. Também foi uma grande emoção para o Pe. Francesco Commissari (sobrinho de Pe. Leo e ex-pároco da Paróquia Jesus de Nazaré, em SBC), visitar a escola em homenagem ao padre de ímola, na EMEB Pe. Leo Commissari, no Bairro Ferrazópolis.
Eles também participarão de missas ao longo destes dias. A celebração de despedida está agendada para quarta-feira (12/02), às 19h, na Paróquia Jesus de Nazaré, na Rua Isabel Andrade Maia, 537, na Vila São José, em São Bernardo. Pe. Leo nasceu em Bubano, na Itália, em 1943. Chegou ao Brasil no início da década de 1970, enfrentou a ditadura militar e lutou pelas causas sociais em prol de mais direitos e igualdade para o povo mais carente da periferias de São Bernardo. Foi assassinado em 1998.

Legado na Diocese

Uma das presenças marcantes de evangelização e ação em prol da população mais carente em nossa diocese é a da Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante. Em 1980, chegou no Brasil a primeira irmã dentro do projeto Igrejas Irmãs entre as dioceses de Ímola, na Itália, e de Santo André, no Grande ABC. O trabalho corresponde a coordenação das ações desenvolvidas na Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania, mais conhecida como “Associação Padre Leo Commissari”.Uma série de atividades é realizada no local, como a Creche Margarida, que atende 85 crianças em período integral; Cursos Profissionalizantes nas áreas de Cuidador de idosos, Padaria e confeitaria, Corte e Costura, Cabeleireiro, Elétrica Residencial, Mecânica de Autos e Assistente Veterinário; Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na área da Assistência Social, onde são atendidos 67 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e 25 adultos de 18 a 59 anos; Estímulo à Economia Solidária na região por meio do Banco comunitário com o uso da moeda digital “Commissari E-Dinheiro” e da cooperativa Sabão Selecta, que realiza coleta de óleo usado de cozinha e fazem palestras de conscientização ambiental nas escolas e de casa em casa nas ruas do bairro.

Para colaborar com esses projetos, entre em contato pelo telefone 4127-0866/ e-mail padreleo@padreleo.org.br ou diretamente no endereço: Rua Padre Leo Commissari, 288 – Jardim Silvina – São Bernardo do Campo.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025