Dom Pedro e padres coordenadores regionais reforçam sinergia diocesana

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini participou na manhã desta quinta-feira (20/02), da primeira reunião de 2020 com os padres coordenadores das regiões pastorais da Diocese de Santo André, no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro da cidade andreense.

Esse encontro teve como pauta a avaliação das prioridades do calendário diocesano ao longo do ano e reforçar a sinergia entre os sacerdotes e o bispo, juntamente com as pastorais, movimentos e fiéis das sete cidades do Grande ABC, nos trabalhos envolvendo os oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o Ano Vocacional Diocesano e o Vicariato Episcopal para a Caridade Social, bem como as preparações para a Semana Santa, abertura da Campanha da Fraternidade, 24 Horas para o Senhor e Mutirão para Confissões.

Demonstração de unidade

“O grande objetivo do encontro foi refletir sobre a caminhada pastoral diocesana, alguns princípios e propósitos que vão de encontro à unidade necessária. Dialogamos sobre a partilha que os padres coordenadores fizeram do andamento dos concílios de pastoral nas regiões, o CRP (Conselho Regional de Pastoral), dos encontros e proposições ao longo de 2019 e a expectativa para 2020 nessas reuniões como um canal de comunhão entre as paróquias, numa região pastoral, bem como da região pastoral com todo o caminhar diocesano”, salienta o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery.

De acordo com o coordenador do Centro de Pastoral, outro assunto tratado foi a questão das assessorias e padres religiosos que acompanham movimentos e pastorais como assessores, seja no âmbito diocesano, bem como nas regiões pastorais.

“Mais uma vez o grande objetivo é lembrar a necessidade de comunhão e unidade nas orientações. Que nenhuma região pastoral se desvincule do projeto diocesano. Onde há por exemplo um assessor regional para uma determinada pastoral ou movimento, que esteja em sintonia com o assessor diocesano do mesmo movimento ou pastoral”, enfatiza Pe. Joel.

Vicariato para a Caridade

Por fim, o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke, partilhou sobre a necessidade e empenho de todas as regiões para a preparação e participação na 1ª Assembleia Diocesana do Vicariato para a Caridade Social, que será realizada no dia 30 de maio de 2020.

Além de Dom Pedro, Pe. Joel Nery e Pe. Ryan Holke, também participaram da reunião os padres coordenadores Nelson Rosselli Filho – Região Pastoral Santo André Leste; Renato da Silva Fernandez – Região Pastoral Santo André Utinga; José Alexandre Mosqueli de Almeida – Região Pastoral SBC Centro; Gonise Portugal da Rocha – Região Pastoral São Bernardo Anchieta; Antônio Guimarães do Couto Filho – Região Pastoral SBC Rudge Ramos; Luis Carlos Francisco – Região Pastoral São Caetano do Sul; George Fernandes Jesuraj – Região Pastoral Diadema; e Rogério Duarte Irmão – Região Pastoral Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra.