Padres gestores da Cúria Diocesana apresentam objetivos para 2020

Na realização do primeiro encontro de 2020, os padres gestores da Cúria Diocesana de Santo André dialogaram na manhã de sexta-feira (06/03), com o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, sobre os objetivos e desafios para o ano visando sempre a comunhão e a unidade do governo diocesano com todo o povo de Deus no Grande ABC.

A reunião, que ocorreu no Edifício Santo André Apóstolo, é um dos grandes instrumentos no sentido de fazer com que a Cúria seja uma manifestação de transparência, de eficácia no trabalho e de serviço a toda Igreja Diocesana de Santo André. Em 2020, além das atividades do Ano Vocacional Diocesano e do incentivo para a prática permanente dos oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social também se torna uma das prioridades da ação evangelizadora e solidária na Igreja e na sociedade.

Participaram do encontro, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário geral e moderador da Cúria, Pe. Ademir Santos de Oliveira; o vigário episcopal para a Pastoral, Pe Joel Nery; o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke; o procurador e ecônomo Pe. Alex Sandro Camilo; o secretário episcopal e coordenador do setor de Recursos Humanos, Pe. Camilo Gonçalves de Lima; o coordenador do Departamento de Comunicação, Pe. Tiago José Sibula da Silva; o chanceler do bispado Pe. William Mariotto Torres; o vice-chanceler do bispado Pe. Vinícius Ferreira Afonso; e o coordenador do Departamento Jurídico e Imobiliário e do Vice-coordenador do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva.

Revisão do regimento interno

Segundo o vigário geral da Diocese de Santo André e moderador da Cúria, Pe. Ademir Santos de Oliveira, esse primeiro encontro priorizou uma pauta extensa sobre assuntos e encaminhamentos internos referentes a todos os departamentos para um bom funcionamento da Cúria Diocesana. “Estamos implementando a revisão do regimento interno da Cúria e a adequações necessárias na estrutura do atendimento e dos horários para melhor servir aqueles que nos procuram no Edifício Santo André Apóstolo, em sintonia com aquilo que nos pede o 8º Plano Diocesano de Pastoral, a acolhida e a missão”, avalia o sacerdote.

Arquivo Diocesano

Dentro dos departamentos que compõem a Cúria, uma das novidades na readequação interna é a criação do novo departamento denominado Arquivo Diocesano. “Com isso, a Chancelaria descerá para o 9º andar e o Arquivo Diocesano ficará no 10º andar”, confirma Pe. Ademir.

Relatório para Ad Limina

Ainda de acordo com Pe. Ademir, que também é pároco da Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, em Santo André, o levantamento dos dados estatísticos da composição do relatório quinquenal para a visita Ad Limina Apostolorum – que Dom Pedro realizará no segundo semestre deste ano – será concluído em breve. “Estamos na fase de conclusão dos dados e esse relatório será encaminhado para Roma antes da visita de Dom Pedro”, frisa Pe. Ademir.

Balanço 2019

No ano passado, muitos avanços ocorreram na Cúria na conquista de benefícios para os colaboradores (convênios médico e odontológico), bem como a montagem do estúdio do Departamento de Comunicação, a sacristia diocesana que foi organizada no hall de entrada do prédio da Cúria, e o desenvolvimento dos departamentos jurídico e imobiliário, e de recursos humanos, dentre outras alterações que contribuíram no bom andamento dos trabalhos. Os departamentos que compõem a Cúria Diocesana são: Financeiro, R.H, Jurídico/Imobiliário, Tribunal Eclesiástico, Chancelaria, Arquivo Diocesano, Centro de Pastoral, Comunicação, Museu, Cobecisa (Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santo André) e Vicariato Episcopal para a Caridade Social.