Diocese de Santo André

Seminário Propedêutico comemora 20 anos de caminhada

Responsável primeiro pela formação de futuros padres, o Seminário Propedêutico da Diocese de Santo André comemora 20 anos de fundação nesta quinta-feira (19/03). Inaugurado no dia 19 de março de 2000 com as bençãos concedidas pelo saudoso Dom Décio Pereira (1940-2003), o espaço que prepara os candidatos para o sacerdócio, uma vida de serviço ao povo de Deus e à Igreja está localizado na Rua Santa Maria Goretti, 143, na Vila Metalúrgica, na cidade andreense.
“Foram 20 anos de caminhada. Muitos passaram por aqui para iniciar o seus estudos, seu processo de discernimento, seu período de convivência com os demais. É aqui no Seminário Propedêutico que se inicia a caminhada de formação rumo ao sacerdócio”, enfatiza o diretor do Seminário Propedêutico, Pe. Vagner Franzini, que está há cinco anos conduzindo a primeira fase do processo formativo.

O local também teve como formadores os padres Nelson Rosselli Filho, Ademir Santos de Oliveira e José Herculano Vicente. O atual diretor espiritual é o secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves Lima. “Foram momentos muito bons, de partilha e de aprendizado. De crescimento e de muita oração, tanto para nós formadores, como também para os nossos formandos”, recorda Pe. Vagner, que também é pároco da Paróquia Santa Maria Goretti, em Santo André.

E a data adquire uma grande importância por ser celebrada em pleno Ano Vocacional Diocesano, uma iniciativa pioneira encabeçada pela Igreja Católica no Grande ABC para incentivar jovens e leigos a despertarem para uma vida de santidade e criar essa consciência em nossas comunidades de que todos nós somos responsáveis para com as vocações sacerdotais.
“Lembre-se do seminarista em suas orações, nas suas comunidades, na sua pastoral. Reze também pelas vocações. Pois o próprio Senhor Jesus disse: “pedi ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua messe”. Que Ele então nos abençoe, nos proteja e nos guarde e nunca deixe faltar pastores para o nosso povo”, complementa.

Durante a trajetória de duas décadas, os propedeutas foram acompanhados por Dom Décio Pereira, Dom Nelson Westrupp (bispo emérito) e o atual bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

Compartilhe:

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira