Diocese de Santo André

Diocese inaugura lives diárias com Diretrizes da Ação Evangelizadora

O projeto de lives diárias da Diocese de Santo André em tempos de pandemia teve início na noite desta segunda-feira (20/04), com a Formação sobre o Documento 109 (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019 – 2023) apresentada pelo vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, numa transmissão simultânea nas redes sociais Facebook, Instagram e também pelo YouTube.

Pe. Joel enfatizou, sobretudo, a comunhão entre a Constituição Sinodal Diocesana, que completou  dois anos de seu lançamento no último dia 6 de abril, e as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas em maio de 2019, nos aspectos dos eixos principais, Acolhida e Missão, ou seja, como prega o Papa Francisco ‘Uma Igreja em saída’.

Assista o conteúdo, na íntegra, pelo YouTube:

A programação prossegue nesta terça-feira (21/04), às 20h, com o tema: Liturgia das Horas, com o seminarista do 1º ano de Teologia, Gustavo Laureano.

O objetivo desta iniciativa da Pastoral da Comunicação e do Departamento de Comunicação da Diocese de Santo André, em parceria com padres, pastorais, movimentos e leigos, é manter o povo de Deus unido, por meio de reflexões, notícias, bate-papos, música, orações e missas, durante o tempo de pandemia da Covid-19 e o isolamento social.

Estreia

Na inauguração da programação de transmissões ao vivo, diariamente pelos canais diocesanos de comunicação, o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, apresentou os caminhos que norteiam a Igreja no Brasil durante o quinquênio 2019-2023, após a aprovação durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada em maio de 2019, em Aparecida, no estado de São Paulo.

“As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil são propostas de reflexão para tomarmos consciência do contexto atual na vida social, política econômica do país. E dentro dessa realidade que vivemos, nessa grande missão para a evangelização, a Igreja é chamada a viver a sua missão com as diferenças, claro, de cada diocese colocando em seus planos de pastorais diocesanos aquilo que vem da organização geral da Igreja no Brasil”, explica o sacerdote, que também é pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo.

Desafios

Neste período de isolamento social e as características próprias desse tempo, o evangelizar no contexto de um Brasil cada vez mais urbano se torna uma realidade desafiadora para os cristãos.

“É o que orienta as diretrizes sobre a evangelização pelo anúncio da Palavra de Deus formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo em comunidades eclesiais missionárias, a luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da casa comum e testemunhando o Reino de Deus como a plenitude”, enfatiza Pe. Joel.

Sintonia com 8º Plano

Ele ainda frisou a relação entre o 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018 – 2022) Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019 – 2023), destacando as características similares da Acolhida e Missão entre ambos os documentos.

“Nossa Constituição Sinodal traz como prioridade ser uma Igreja que fortaleça o acolhimento e viva em permanente ação missionária. Os dois pilares alinhados com as diretrizes no seu eixo central: ser comunidade e viver a missão”, ressalta.

Quatro pilares

Diante dessa realidade, as diretrizes destacam um novo chamado de retorno às fontes para olhar a experiência das comunidades primitivas e inspirados por elas, formar no hoje da história e na realidade urbana, comunidades eclesiais missionárias que são sustentadas por quatro pilares:

 

*PALAVRA – Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica, principalmente, à adesão a Jesus Cristo, não se esgotando na preparação aos sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia. Fundamenta-se na centralidade do querigma, o primeiro anúncio;

 

*PÃO – Liturgia e espiritualidade. A Eucaristia e a Palavra são elementos essenciais e insubstituíveis para a vida cristã. A liturgia é o coração da comunidade. Ela remete ao Mistério e, a partir deste, ao compromisso fraterno e missionário;

 

*CARIDADE – Serviço à vida plena. Em atenção à Palavra de Jesus e ao ensinamento da Igreja, especialmente sua doutrina social, que iluminam os critérios éticos e morais, nossas comunidades devem ser defensoras da vida desde a fecundação até o seu fim natural;

 

*AÇÃO MISSIONÁRIA – Estado permanente de missão. Deve ser meta das comunidades cristãs consolidar a mentalidade missionária. A missão é o paradigma de toda a ação eclesial. Ela, então, precisa ser assumida dessa forma.

 

Confira a grade dos programas até o dia 26 de abril:

Quarta (22/04):
12h – Santa Missa com Dom Pedro
Transmissão: Facebook

 

20h – Bate-Papo com Seminarista Cauê Ribeiro; Tema: Ano Vocacional Diocesano, Vocação e Vida no Seminário
Transmissão: Instagram

 

Quinta (23/04):
20h – Adoração Eucarística com Padre Fernando Sapaterro
Transmissão: Youtube, Facebook e Instagram

 

Sábado (25/04):
15h – Vicariato para a Caridade Social. Palestrante: Padre Ryan Mathew Holke, MIPK
Transmissão: Youtube e Facebook

 

Domingo (26/04):
11h – Santa Missa com Dom Pedro
Transmissão: Facebook

 

Compartilhe:

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja

Catedral Diocesana acolhe Missa de Envio dos Dirigentes do Encontro de Casais com Cristo

Jornada Diocesana da Juventude convida os jovens a propagar o Reino de Deus

Missa pelo Dia Nacional da Consciência Negra acontece na Paróquia São Benedito

Encontro Diocesano dos Músicos destaca a importância da liturgia e da formação contínua

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024