Comissão dos Ministérios Extraordinários aprofunda comunhão espiritual

Nestes tempos de pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, a Diocese de Santo André tem realizado matérias especiais com as pastorais, movimentos e grupos diocesanos sobre como estão sendo feitas as adaptações necessárias ao período de isolamento social e os desafios diante da futura reabertura gradual das atividades presenciais.

Enquanto isso, os encontros online prosseguem nas páginas do (Facebook  e  YouTube) da Diocese de Santo André, como parte da programação de lives iniciada na segunda quinzena de abril de 2020. E na noite desta quarta (27/05), às 20h, o espaço é da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários apresentar o tradicional Encontro Formativo para coordenadores e ministros das 106 paróquias do Grande ABC, realizado trimestralmente no Auditório da Cúria, mas que dessa vez ocorrerá apenas pelas mídias sociais.

A palestra “Em tempos de isolamento social como lidar com a comunhão espiritual”será proferida pelo seminarista William Maia. Um tema que desperta muitas dúvidas dos cristãos.

Esse é o segundo encontro do ano. O primeiro aconteceu no dia 19 de fevereiro. Recorde aqui.

Os encontros formativos para coordenadores e ministros extraordinários atendem, principalmente, aos itinerários 1,2 e 3 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que trazem ações voltadas à cultura e espiritualidade do acolhimento.

O casal coordenador diocesano da Comissão dos Ministérios Extraordinários, Maria da Penha Santos e Cláudio Manoel Pestana, conversou com a reportagem da Diocese de Santo André. Acompanhe:

Quais atividades da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários têm ocorrido durante o isolamento social?

Estamos transmitindo algumas lives durante esse período, orando e encorajando os ministros. E também orientando que levem palavras de conforto, por meio de áudios e vídeos, ou mesmo telefonemas a seus enfermos assistidos.
Padre Gonise Portugal, nosso assessor, nos enviou vídeos, onde divulgamos para que fossem compartilhados, e reforçados o companheirismo e amor ao próximo. Nossos Encontros Formativos, que acontecem trimestralmente, serão realizados através das redes sociais.

Quais as orientações para os ministros, em geral, nestes tempos de pandemia?

Seguimos as orientações da nossa Diocese, através dos decretos publicados pelo nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, onde compartilhamos os mesmos com os ministros extraordinários. Leia o decreto do dia 20 de março: https://bit.ly/3c1l02f .

Como avalia os desafios da comissão e dos próprios ministros na Diocese, após o período de quarentena?

Será um tempo de adaptações, onde teremos que conviver com está *nova realidade criada por essa pandemia, e suas consequências, onde os três pilares serão: Cuidado, Paciência e União.

Deixem uma mensagem de fé e esperança aos ministros.
Queridos ministros e queridas ministras. Nessas horas difíceis, a mensagem que podemos deixar que servem para vocês e para todos, para os seus familiares, pelos enfermos que são assistidos por todos é de união, muito cuidado e fé. Porque estamos com saudades de tudo. Saudades da Santa Missa, saudades de desempenharmos nossas funções como ministros, saudades de estarmos com as pessoas, de levar Jesus para os enfermos, de entregar Jesus na Santa Missa. As vezes nos sentimos sós, mas o mais importante é que todo do amor e misericórdia do Pai está sempre conosco. Mesmo que a gente não sinta, Ele está. Ele e sua divina mãe Maria. Portanto tenham a certeza de que tudo isso vai passar e que nós iremos com muita força proclamar sempre o amor de Deus por nós, por toda a humanidade. Que Jesus e Maria Santíssima abençoem a todos e nos guarde em todas essas horas difíceis.