CRB avalia período de quarentena e traz mensagem de perseverança

O Núcleo Diocesano da CRB (Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil) tem como finalidade estatutária promover e animar a Vida Religiosa, bem como coordenar as atividades que visem a este objetivo, por meio de iniciativas de caráter religioso, cultural, assistencial e filantrópico.

Em tempos de pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, as atividades religiosas estão limitadas, uma vez que desde março, os encontros presenciais estão suspensos nas dez regiões pastorais da Igreja Católica no Grande ABC, ocorrendo apenas pelas mídias sociais. Para abordar essa nova realidade, a reportagem da Diocese de Santo Andréconversou com as representantes diocesanas da CRB – Núcleo Santo André, a coordenadora Irmã Conceição Aparecida, a Irmã Cida, e a secretária Irmã Eliene Lima. Acompanhe as entrevistas:

1 – Como a CRB tem atuado na Diocese nestes tempos de pandemia?

Irmã CidaNestes tempos de pandemia, nós da CRB, pouco pudemos realizar as atividades programadas, devido ao período de quarentena. Por outro lado, toda a comunidade religiosa está unida para rezar intensamente, a fim de que essa situação tão crítica seja resolvida o mais breve possível para o nosso povo.

Irmã Eliene: Fomos surpreendidos por esse vírus, que nos tirou do nosso cotidiano. Temos procurado fazer tudo aquilo que é recomendado pela vigilância sanitária. Cuidando de nós, também estamos cuidando dos nossos irmãos. Temos seguido as orientações do isolamento. Por conta disso, suspendemos nossas atividades da CRB em nossa Diocese. Estamos aguardando a liberação e a contenção desse vírus para retornarmos em breve. As comunidades religiosas estão procurando acrescentar tempos maiores de oração e adoração.

2 – Qual o trabalho realizado em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade nas urgências sociais nestes tempos difíceis?

Irmã ElieneAcredito que cada comunidade, juntamente com a sua paróquia, está tentando fazer o melhor possível dentro das possibilidades para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que precisam de alimentos e de itens básicos de higiene. A nível diocesano, a CRB tem apoiado as comunidades nestas ações de solidariedade.

3 – Quais as orientações para as instituições e entidades religiosas?

Irmã ElieneSeguimos as orientações da Igreja. Ouvimos o pronunciamento de Dom Pedro (bispo diocesano) de suspensão das missas presenciais. Isso nos trouxe tristeza pelo momento, mas também cientes de que era a melhor maneira para conter o avanço do coronavírus. Acolhemos tudo que o bispo nos orienta e sentimos um carinho paterno de Dom Pedro com cada membro de sua Diocese, esse cuidado de pastor.

Irmã CidaCom o isolamento, apesar das dificuldades e desafios que se apresentam para nós, pudemos colaborar para evitar aglomerações e possibilidades de contágio mútuo. Obedecemos às orientações vindas dos profissionais da saúde, pois observamos que este é o melhor caminho para nossas congregações e institutos religiosos permanecerem em quarentena, rezando de suas casas.

4 – O isolamento social é fundamental neste momento? Como a CRB avalia esse período de dificuldades e quais caminhos para superar essa crise humanitária?

Irmã ElieneO isolamento social neste momento é essencial. É o que percebemos pela ciência que está dando certo. Já deu certo em alguns países que estão voltando as atividades normais. Precisamos acreditar e investir nisso. Sabemos que muitas pessoas precisam trabalhar nos serviços essenciais, mas o máximo que pudermos ficar em casa, usar os equipamentos de prevenção e fazer higiene ajuda e muito. Isso é amor a si próprio e amor ao próximo. Aquilo que Jesus nos pede sempre.

Para superarmos esse momento precisamos nos ajudar, sempre. Praticar momentos de partilha que estão fazendo a diferença. Observamos no Brasil e em nossa Diocese que essas ações significam muito e o mundo precisará dessa união para vencermos a crise.

5 – Por fim, deixem uma mensagem de esperança para todos os diocesanos.

Irmã Cida: A mensagem que deixo para todos é a de que o nosso Deus não nos abandona.  Ele é Pai, cheio de ternura e compaixão para com seu povo, especialmente os mais vulneráveis. Ele nos sustenta e nos consola na esperança, na fé e na coragem de recomeçar a cada dia. E estamos continuando as nossas orações para que realmente esse tempo passe e que nós possamos retornar as atividades normais, nos abraçarmos, ter o reencontro, olho no olho, e contar com a presença de amizade, de carinho entre todos nós. Deixo meu abraço a todos.

Irmã ElieneVamos divulgar através das mídias, mensagens positivas e não propagar fake news. Unirmos em oração, como o Papa Francisco pede que oremos uns pelos outros. Temos o privilégio de ter o Santíssimo em casa. Isso é muito bom! Estamos rezando por cada um de vocês para afastar esse mal e vamos conseguir vencer, pois estamos sendo acompanhadas por Jesus.