Diocese de Santo André

Missionário das Igrejas irmãs, Pe. Nicola Silvestri retorna à casa do Pai

Filho de Antonio Silvestri e Filomena Mucciaccio, Pe. Nicola Silvestri nasceu no dia 12 de agosto de 1940 em Santa Croce di Magliano, Itália. Seus estudos foram realizados na cidade de Ímola (Itália). Foi ordenado presbítero na mesma cidade, incardinado na Diocese de Ímola, no dia 24 de junho de 1967, tendo Bispo ordenante Dom Benigno Carrara. Celebrou a primeira missa no dia seguinte na igreja de Santa Rita em Bolonha. Entre 1967 e 1979, foi Vigário Cooperador na Paróquia “San Giacomo Maggiore Apostolo”, em Lugo. Dedicou 40 anos de sua vida como missionário no Brasil, sobretudo em nossa Diocese de Santo André, com o projeto missionário Igrejas Irmãs (Ímola-Santo André). Ele chegou aqui no dia 19 de julho de 1979. Tendo retornado à Itália neste ano, pelo agravamento de sua saúde, faleceu no dia 19 de maio de 2020, aos 79 anos, em Lugo, na Itália.

Segue o depoimento do Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, historiador de nossa Diocese:

Pe. Nicola, quando chegou em nossa diocese, em 1979

Pe. Nicola Silvestri, um padre italiano, grande missionário com coração radicado no Brasil. Em 1980, chega a São Bernardo do Campo, junto com os padres Leo Commissari e Sante Collina. Iniciam, junto com as religiosas de cinco congregações religiosas, o trabalho do projeto missionário Igrejas irmãs Ímola-Santo André.
Num tempo de grande movimentação do Grande ABC e em todo Brasil que lutava pela democracia, os padres assumiram as grandes periferias da cidade, hoje compostas por quatro paróquias organizadas. Foram morar num barraco no Parque São Bernardo, evangelizaram com a vida. Pe. Leo, com o derramamento de sangue. Foram apóstolos e irmãos no meio do povo e a serviço do povo.

Pe. Nicola tornou-se conhecido pela sua profunda espiritualidade e sua humildade.  Homem de sabedoria viveu no meio do povo suscitando protagonismo e esperança.  Colaborou na formação de presbíteros da Diocese de Santo André como Diretor Espiritual do Seminário. Viveu a fraternidade no presbitério da Diocese, na vida pastoral e na colaboração à Dom Cláudio Hummes e Dom Décio Pereira, bispos diocesanos. Após 20 anos de vivência na querida São Bernardo do Campo, avançou para águas mais profundas.  Foi para a Prelazia de São Félix do Araguaia e, colaborando com os bispos Pedro Casaldaliga, Leonardo Ulrich Steiner e Adriano Ciocca Vasino, os irmãos padres e agentes pastorais.
Homem desapegado, entregue a Cristo, ao Reino e aos irmãos.  Vive com Ele agora a Sua Páscoa, apresentando ao Bom Pastor os talentos multiplicados pela fecundidade do seu ministério presbiteral entre nós.

* Matéria por Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão