Desde o início do período de quarentena, na segunda quinzena do março, membros do Terço dos Homens da Diocese de Santo André tem se reunido em suas casas para acompanhar a oração mariana, diariamente, em algumas paróquias da região do Grande ABC.
Diante do cenário de pandemia da Covid-19 ainda provocar incertezas quanto ao retorno das atividades presenciais, o movimento mariano estuda a organização de uma mobilização diocesana para um encontro online de oração pelas vítimas da doença, solidariedade as famílias e fortalecimento da fé no enfrentamento ao coronavírus, que reúna participantes de todas as 106 paróquias e 257 capelas e comunidades das dez regiões pastorais, em transmissão pelas mídias sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e que deve integrar a programação de lives da Diocese. As informações serão divulgadas em breve.
Comunhão diocesana
“O objetivo é promover uma comunhão diocesana nestes tempos de pandemia. Fortalecermos a fé, a esperança e reforçarmos a oração pelos profissionais da saúde, dos trabalhadores que estão na linha de frente, pelas vítimas da Covid-19 e manifestar solidariedade aos familiares e amigos”, destaca o articulador diocesano do Terço dos Homens, Carlos Alberto, ao avisar que algumas paróquias adotaram programações diárias da reza do terço, no período da noite, como o Santuário Nossa Senhora Aparecida (São Bernardo – Rudge Ramos), Nossa Senhora do Bom Parto (Santo André – Utinga), Nossa Senhora das Graças e São João Batista (São Caetano), Santa Edwiges (São Bernardo – Rudge Ramos), São Judas Tadeu (Santo André – Centro), Bom Jesus de Piraporinha (Diadema) e demais igrejas de Mauá, Diadema e São Caetano, para citar alguns exemplos.
Carlos também afirma que incentiva os membros do movimento mariano a assistirem as missas com as famílias, num exemplo concreto de igreja doméstica.
Segundo o coordenador diocesano do Terço dos Homens, Francisco Mamede, vários grupos tem promovido os momentos de espiritualidade e oração através de reuniões online.
“Muitos grupos estão recitando o terço e transmitindo através do Facebook, Youtube, rezando pela família, pela saúde e pelo combate a pandemia que está se alastrando no Brasil e assustando as pessoas”, comenta.
Importância da tecnologia
Assessor diocesano do Terço dos Homens, Pe. Flávio José dos Santos aprova o uso dos recursos tecnológicos para exercitar a prática da oração e manter o otimismo por dias melhores.
“Com toda a questão da pandemia, tanto que nós falávamos da tecnologia, hoje percebemos a importância de vários grupos utilizando ferramentas como aplicativos, como o Zoom e o próprio WhatsApp, de suas próprias casas realizando as orações”, reitera.
Segundo o vigário paroquial da Catedral Nossa Senhora do Carmo, o acompanhamento da reza do terço online e o momento de isolamento social tem sido essencial para se prevenir do contágio da Covid-19.
“É muito importante o zelo pela vida. Até pelo fato dos homens participantes do terço, uma boa parte serem idosos, tem que ter esse cuidado e carinho de ficar em casa, com a família, exercitando aquilo que é o essencial, a sua oração, o alimento para fortalecer a fé”, reflete.
Devoção
No Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Região São Bernardo – Rudge Ramos, a prática da solidariedade é destacada pelo membro Flávio.
“O desafio maior agora é o desemprego e a falta de alimentos para muitas famílias. Além de rezar o terço, procuramos dialogar com as pessoas como forma de evitar o desespero e qualquer violência nas casas, bem como doar cestas básicas e marmitex para famílias carentes violência, Enfim, neste momento não podemos perder a fé, e sim rezar, agradecer e cuidar do próximo”, sinaliza.
Francisco Justino Bento, que participa do Terço dos Homens na Paróquia Santa Edwiges, também em São Bernardo, salienta que os principais desafios durante a pandemia se referem ao novo modo de agir das pessoas.
“Esperamos que as pessoas mudam, tenham novas atitudes e sigam as orientações para se prevenir e adotar o distanciamento social, diante desse inimigo invisível Que acreditem mais, rezem mais e tenham mais fé tenham mais fé e rezem mais”, sugere.
Presença na Diocese
Na Diocese de Santo André, o Terço dos Homens está presente em cerca de 90% das 106 paróquias das dez regiões pastorais. O movimento mariano estima 1,5 milhão de participantes em todo o Brasil.
Informações sobre como participar ou montar um grupo de Terço dos Homens em sua paróquia pelo telefone: 99386-3318 (falar com o coordenador diocesano Francisco Mamede).