Concretizado como um anseio do Sínodo Diocesano, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social foi criado em novembro de 2019 e lançado oficialmente na Solenidade de Santo André Apóstolo. Uma das principais metas neste curto período de articulação era a realização da Assembleia Diocesana no dia 30 de maio deste ano. Porém, com a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificando a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, como pandemia outros desafios imediatos surgiram nos últimos três meses.
Vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke, destaca três prioridades neste período de quarentena: a finalização do mapeamento da realidade diocesana em relação aos grupos, movimentos e entidades que realizam trabalhos sociais; a indicação e apresentação de voluntários para entrega das doações nas casas das famílias; e a articulação das paróquias e regiões pastorais com associações de amigos de bairro, conselhos municipais, entidades assistenciais, entre outras, visando uma ação eficaz em prol do povo mais carente de recursos.
Mapeamento
Em relação ao levantamento de informações, Pe. Ryan solicita que as paróquias identifiquem os grupos de trabalho social para que efetuem o cadastro das iniciativas e comuniquem ao Vicariato.
“Se você tem um grupo e ainda não se cadastrou, faça o cadastro e responda a nossa pesquisa. Se conhece outro grupo que faz esse trabalho apresente para nós e entre em contato para tomarmos conhecimento da realidade paroquial”, avisa.
Voluntariado
No que tange à logística para os deslocamentos até as famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Vicariato também dispõe de uma ação denominada Anjos da Caridade (cadastro pode ser realizado pelo link), que são pessoas que querem ajudar de alguma forma.
“Precisamos de voluntários que possam buscar as doações nos pontos de arrecadação e levá-las para as pessoas que não estão saindo de casa, pois muitas estão precisando com urgência”, enfatiza.
Eficiência
Por fim, o Vicariato também solicita que as paróquias somem esforços com órgãos da sociedade. “Para que possamos identificar as reais necessidades de cada região da diocese. Se cada paróquia somar o conhecimento, teremos potencial para fazer um trabalho muito mais qualificado”, projeta Pe. Ryan.
Como ajudar?
Desde os primeiros dias das medidas de isolamento social, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social iniciou a campanha de arrecadação de doações para ajudar as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pela Igreja na Diocese de Santo André. Além das lives diárias, onde será possível contribuir por QR Code e depósito/ transferência bancária, o ato de solidariedade também pode ser realizado presencialmente nos pontos de arrecadação nas sete cidades do Grande ABC. Conheça as quatro modalidades. Confira abaixo:
PayPal
Acessando o link: https://bit.ly/2VVMrWy
QR Code
O QR Code será disponibilizado durante as lives nas redes sociais da Diocese de Santo André e através de links em que a pessoa pode fazer a doação pelo smartphone.
Depósito e transferência bancária
As doações também podem ser realizadas em dinheiro para a conta do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André:
Banco Itaú – Agência: 3392 – C/C: 26537-1
Mitra Diocesana de Santo André – CNPJ: 57.591.349/0001-62
Mais informações pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: (11) 99981-1233.
Pontos de arrecadação
SANTO ANDRÉ
Cúria Diocesana de Santo André
Praça do Carmo, 36 – Centro
Segunda a sábado, das 8h às 17h
Paróquia Nossa Senhora da Salete
Rua das Hortências, 405 – Vila Helena
Terça a sexta, das 8h30 às 11h30
Santuário Senhor do Bonfim
Rua Suíça, 1050 – Parque das Nações
Segunda a sexta, das 14h às 17h
Paróquia São José Operário
Rua Kowarick, 465 – Jardim Bela Vista
Segunda, terça, quinta, sexta e sábado, das 9h às 12h, e das 13h às 18h,
SÃO BERNARDO
Paróquia Santíssima Virgem
Avenida Lucas Nogueira Garcez, s/nº – Jardim do Mar
Todos os dias, das 8h às 13h
Paróquia Sagrada Família
Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago
Sábado, das 9h às 12h
Paróquia Santa Teresinha
Rua Antônio Simionato, s/n – Santa Terezinha
Todos os dias, das 9h às 16h
MAUÁ
Paróquia Matriz Imaculada Conceição
Praça Monsenhor Alexandre V.Arminas, 01 – Bairro Matriz
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h
DIADEMA
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Praça Bom Jesus de Piraporinha, 118 – Piraporinha
Segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Sede da Sociedade São Vicente de Paulo
Rua Sebastião Ferreira Leite, 205 – Centro – próximo ao Poupa Tempo
Sábado, das 9h às 13h
SÃO CAETANO
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Rua Oriente, 455 – Bairro Barcelona
Terça a sábado, das 9h às 14h
RIBEIRÃO PIRES
Paróquia Matriz São José
Avenida Santo André, 110 – Centro Alto
Segunda a sexta, das 14h às 17h
RIO GRANDE DA SERRA
Paróquia Matriz São Sebastião
Avenida Francisco Morais Ramos, 40 – Centro
Segunda a sexta, das 14h às 17h
Sábado, das 8h às 11h