Diocese de Santo André

Equipes de Nossa Senhora mantém formação cristã pela internet

Desde o início da quarentena na segunda quinzena de março, em decorrência da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, a Diocese de Santo André já realizou uma série de matérias e reportagens com mais de 40 pastorais, movimentos e grupos diocesanos (dados contabilizados até o dia 10 de junho).

Essa iniciativa enfatiza que, mesmo com a ausência de atividades com presença de público, a Igreja Católica no Grande ABC tem procurado incentivar a realização de transmissões online, telefonemas e bate-papos por videoconferências como forma de adaptar as ações e demonstrar unidade diocesana.

Nesta quarta-feira (10/06) convidamos para um bate-papo, o casal diocesano, Marcelo e Gláucia Bianchi, responsável pelo Movimento das Equipes de Nossa Senhora na Região São Paulo Sul 1, que integra as dioceses de Santo André e de Santos. Acompanhe:

 

1 – Quais atividades das Equipes de Nossa Senhora têm ocorrido durante o isolamento social, bem como as adaptações na quarentena?

Gláucia: Desde o dia 16 de março, por orientação da província e seguindo as orientações governamentais e das cartas recebidas de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André e Dom Tarcísio Scaramussa, bispo de Santos, todas as reuniões presenciais foram canceladas. E durante esse período de isolamento, todos os casais estão bem adaptados à tecnologia, realizando reuniões mensais, estudo de temas, reza do terço e reuniões preparatórias por videoconferência.

 

2 – Quais as orientações para os casais equipistas e integrantes do movimento em tempos de pandemia?

Bianchi: Estamos nos reinventando para que a motivação e o carisma do movimento não se percam durante esse momento de pandemia. As redes sociais têm nos ajudado a permanecermos unidos. Os casais equipistas estão sendo bem criativos com mensagens, vídeos, conselheiros realizando formações, participando de missas online, e especialmente no mês de maio, realizamos nossa peregrinação virtual ao Santuário Nacional de Aparecida, que aconteceu no dia 16 de maio de 2020. Rezamos um terço e logo após, ao meio-dia, participamos de uma celebração comemorando os 70 anos do movimento no Brasil.

 

3 – Como projeta os desafios das Equipes de Nossa Senhora na retomada das atividades pós-pandemia?

Gláucia: O que esperar na retomada pós-pandemia, o movimento está sendo bem cauteloso, pois para 2020 todas as formações, eventos e retiros foram cancelados, presencialmente. Manteremos nossas atividades por videoconferências, redes sociais até que essa pandemia não traga nenhum risco aos nossos casais, principalmente porque temos muitos casais idosos. Então, precisamos ter muita prudência no momento da retomada.

 

4 – Qual mensagem de fé e esperança aos participantes do movimento neste momento

Bianchi e Gláucia: Neste momento que vivemos, que possamos passar mais tempo em oração, pedindo a Deus pelo fim desta pandemia. Vamos fortalecer a nossa fé. Não percamos a esperança de que logo poderemos nos abraçar novamente. Deus faz em nós maravilhas e santo é seu nome!

 

Acesse a plataforma virtual com os conteúdos para a formação cristã da ENS: https://endfc.equipes-notre-dame.com/index-pt.html

Para participar das Equipes de Nossa Senhora, basta entrar em contato com o casal coordenador Marcelo e Gláucia Bianchi: 99751-0294.

Compartilhe:

LIBERDADE RELIGIOSA

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal

Paróquia São João Batista retoma procissão náutica em honra a Nossa Senhora dos Navegantes no Riacho Grande

Chamados a viver com coerência: Setor Juventude reúne lideranças paroquiais em formação diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 28/01/2026

Homilia Ordenação Sacerdotal | 24 de janeiro

Chamados pelo nome, entregues à Igreja: sacerdotes são ordenados no Santuário do Bonfim

Encontro da Pastoral da Saúde da Sub-Regional São Paulo reúne agentes e aprofunda reflexão sobre o cuidado integral