Diocese de Santo André

Pedro e Paulo: pais dos cristãos e fundadores da nossa vida de fé

“Celebrar os apóstolos Pedro e Paulo é um testemunho de fé da una e santa Igreja Católica Apostólica Romana da qual fazemos parte. Pedro é a pedra que se apoia diretamente sobre a pedra angular principal que é Cristo. Pedro e Paulo são os últimos elos de uma corrente que começa em nós e chega até Cristo.”

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu na manhã de domingo (28/06), a Solenidade de São Pedro e São Paulo, santos queridos e apóstolos de Cristo que nos indicam os caminhos do seguimento autêntico de Jesus.

Em especial, Dom Pedro saudou o bispo emérito Dom Nelson Westrupp,  que completou 56 anos de ordenação sacerdotal, e o sumo pontífice Francisco, pelo Dia do Papa.

Pais dos cristãos

“Celebramos os fundadores da nossa vida de fé, os pais dos cristãos”, destaca o bispo, que fez uma breve exposição sobre a relevância da dupla de apóstolos: Pedro, aquele que recebeu o mandato de pastorear a igreja, e Paulo, de perseguidor dos cristãos a exemplo de conversão e pregador do evangelho.

“Jesus confiou a Pedro, a missão de guiar os irmãos na fé, a testemunha de Cristo Ressuscitado. Pedro seria a rocha a qual Cristo edificaria a igreja, representado com as chaves na mão, um simbolismo muito forte. E Paulo que se converte após um encontro misterioso com Jesus, que a partir daí coloca para toda sua inteligência e capacidade teológica elaborar o evangelho de forma compreensível e percorrer como missionário toda a bacia do Mar Mediterrâneo, Centro do Império Romano, pregando Jesus”, reflete.

Durante a homilia, Dom Pedro também elucidou sobre a essência do Cristianismo. “Qual a raiz de nossa fé? É lógico que é Jesus, mas quem Ele é para nós? O povo reconhece Jesus como um grande profeta, como os antigos Elias, Jeremias. Mas os 12 apóstolos têm opinião própria. Pedro expressa pela boca que Jesus é o Messias que veio a este mundo para nos salvar”, relata.

Ano Vocacional

Como sempre ocorre antes do final das celebrações dominicais, Dom Pedro reza a oração do Ano Vocacional Diocesano em prol de mais vocações para a Santa Igreja, laicais, batizados e, sobretudo, de modo especial, candidatos ao sacerdócio que possam seguir os exemplos de Pedro e Paulo.

“Que o senhor envie santos trabalhadores para a messe. Que não tenham apenas um coração grande, mas também ação. Esses apóstolos foram grandes amantes dos irmãos e da comunidade. Deus mandou que amasse de todo coração e inteligência, mas também com todas as nossas forças. É preciso trabalhar pelo reino, como fizeram esses dois apóstolos”, salienta.

Pelo fim da pandemia

Dom Pedro também se uniu ao povo do Grande ABC para pedir que o Senhor abrevie o tempo desta pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

“Continuemos tomando todos os cuidados necessários, embora algumas de nossas igrejas estejam voltando a celebrar as missas presenciais, de acordo com as normas da Diocese, vamo continuar rezando e participando das missas transmitidas online, Vamos continuar firmes na oração e na missão que tudo passar, se Deus quiser”, comenta.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal