Diocese de Santo André

Paróquias inovam com aulas online de Pilates e Ginástica Laboral

Em tempos de pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, paróquias utilizam a inovação e criatividade para avançar na evangelização. E para evangelizar e realizar as tarefas do dia a dia é preciso uma boa saúde física, mental e espiritual. O que acha de aulas de Pilates e Ginástica Laboral com profissionais especialistas? E se as sessões online forem gratuitas? Melhor ainda, né!

Pensando nisso, paróquias como a Santa Luzia e Santo Expedito, em São Bernardo, e Nossa Senhora de Lourdes, em Mauá, contam com o serviço em suas respectivas páginas de Facebook, por meio de lives semanais.

“O Padre Marcelo Moura (pároco da Santa Luzia e Santo Expedito) que deu a ideia, pois já conhecia meu trabalho. A recepção foi ótima! As pessoas amaram as aulas”, enfatiza a professora de Pilates e membro da Pascom, Luana Karolyne Gonçalves Pereira, 20 anos. Mais informações sobre Pilates: 94494-2622.

Já o fisioterapeuta e membro do Núcleo de Artes da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Edvaldo José da Silva, 35 anos, recorda que o convite surgiu através do seu amigo Eder, que administra as lives paroquiais. “Logo gostei da ideia e confesso que um dia antes da primeira live eu não conseguia dormir (risos). A recepção foi maravilhosa! Os comentários de agradecimentos são como um combustível para nós autônomos, nesse momento difícil”, constata Edvaldo, que tem um projeto social de Ginástica Laboral na comunidade com o Grupo Alegria de Viver. Mais informações sobre Ginástica Laboral: 94772-7613.

Como assistir

 As aulas de Pilates com Luana são transmitidas todas as segundas, quartas e sextas, às 14h, pelo Facebook

As aulas de Ginástica Laboral com Edvaldo são transmitidas todas as segundas, às 10h, pelo Facebook

Benefícios para a saúde

Durante o isolamento social e com grande parte das famílias confinadas em casa, se exercitar é fundamental. Mesmo sem sair às ruas, o Pilates é uma boa dica para manter a saúde mental e corporal em dia. Portanto, neste caso, é proibido ficar parado. “No Pilates tratamos o corpo todo desde a mente até o último dedo (risos). Assim, ele se torna importante para evitar atrofias, sedentarismo e stress. Trabalhamos muito alongamento dos músculos tirando as “teias de aranha” do corpo. Tratamos e prevenimos doença, além de trazer uma ótima qualidade de vida e felicidade”, sintetiza Luana.

Sobre a Ginástica Laboral, os benefícios são tratados desde a forma física até a saúde mental, uma vez que nessa época de quarentena muitos idosos ficam sozinhos e não realizam exercícios. A Ginástica Laboral serve para todas as idades desde a criança ao idoso, prevenindo o sedentarismo, e sendo um método muito utilizado por empresas em ambientes de trabalho para melhor produtividade e qualidade dos funcionários. “Na live trabalhamos alongamento da musculatura corporal, fortalecimento da musculatura de membros inferiores e superiores (com os limites individuais), também auxiliando no equilíbrio, propriocepção que é conhecer seu corpo e seus limites, além de melhora no sistema cardíaco e respiratório”, explica Edvaldo, ao destacar a utilização de alguns objetos para causar um entretenimento entre fisioterapeuta e paciente que estão assistindo a transmissão. “Assim traz a alegria e felicidade de se comunicar através dos comentários de uma forma interativa”, frisa.

Iniciativas aprovadas

 As aulas online de Ginástica Laboral e Pilates contam com aprovação dos paroquianos. Para a dona de casa, Margarida Rosineide Silva, 64 anos, “as lives e Ginástica Laboral ajudam a melhorar nos afazeres de casa e no alívio das dores no joelho.”

A dona de casa, Sandra Nazaré Marques, 57 anos, diz que os exercícios orientados pelo fisioterapeuta Edvaldo são essenciais para o tratamento de câncer. “São excelentes para não voltar a doença e me traz uma alegria tremenda”, revela. “Pilates para mim melhora a minha coordenação e postura, pois perdemos muito com a idade”, atesta a dona de casa, Alice Moretti. A jovem estudante e coroinha, Luana Silva Rocha, 15 anos, pensa da mesma maneira. “As aulas são importantes para ter um equilíbrio físico e minha sensação foi de uma saúde melhor”, vibra.

“Exercícios simples fazem toda a diferença. Com o tempo não percebemos, mas deixamos de usar corretamente o corpo e com a ginástica reaprendemos a espreguiçar, sentar, abaixar, girar o tronco e o pescoço, também”, destaca a artesã Regina Arambú dos Santos. “Está sendo muito importante, pois estamos paradas, comendo e a ginástica é ótima para sair do sedentarismo”, complementa a dona de casa, Maria de Lurdes, 64 anos.

8 dicas valiosas

– Movimente o corpo, dance, caminhe pela casa, pelo corredor e pelo quintal;

– Tenha uma alimentação saudável e equilibrada com frutas, legumes, verduras e evite doces, refrigerantes e alimentos gordurosos;

– Coloque a música que mais gosta para arrumar a casa, procure assistir filmes, séries, programas de TV, ler aquele livro que sempre teve vontade, bem como leituras espirituais quanto intelectuais;

– Procure não ler notícias ruins sobre o atual momento. Estar por dentro dos acontecimentos não quer dizer que você precisa saber de tudo!

– Tente parar um momento do seu dia e ficar em silêncio. Só escute a sua respiração;

– Medite no seu versículo favorito, pegue sua bíblia, seu louvor e pregações. Controle sua ansiedade inspirando e expirando;

– Dialogue sempre com amigos e sacerdotes sobre seus sentimentos e pensamentos;

– Confie em Deus acima de tudo.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani