O Ano Vocacional Diocesano tem o objetivo de despertar nova vocações, mas também reforçar aqueles que já estão na caminhada de fé. Com as medidas de distanciamento social, a criatividade tem sido uma das maneiras encontradas por padres e diáconos de continuar a evangelização do povo, por meio de reflexões sobre a Palavra de Deus, mensagens positivas, análise de fatos do cotidiano e aprofundamento de passagens bíblicas em vídeos, áudios e lives nestes tempos de pandemia.
Nesta quarta-feira (15/07) você ficará por dentro de algumas dessas iniciativas. Confira e participe:
Um Olhar Sobre a Bíblia
A ideia do programa na Web Rádio Glórias de Maria nasceu durante a pandemia, onde se notou a necessidade entre muitos alunos da escola da fé, em algumas paróquias da Região Ribeirão Pires-Rio Grande da Serra, em continuar os encontros formativos. O primeiro episódio foi ao ar neste início de julho.
“Foi então que resolvi pôr em prática um antigo projeto; fazer chegar a palavra de Deus até as casas de nosso povo católico, os incentivando a ter uma maior proximidade com a palavra”, confidencia o diácono Luciano José Dias, da Paróquia Santa Luzia, em Ribeirão Pires.
O objetivo é levar a Palavra de Deus até onde o povo está, de forma clara e simples, porém, com aprofundamento dos temas. “Algo que seria possível apenas nas escolas de teologia, inviável para muitos de nosso povo, nossas senhoras e senhores que gostariam que alguém os explicassem a Palavra. Penso que essa é a importância para as pessoas. A explicação da Palavra pode estar onde e quando eles puderem ouvir”, reflete.
Com o sucesso da empreitada, o diácono prevê algo permanente.
“A tecnologia está aí para ser explorada tanto para o bem quanto para o mal. Melhor que seja para o bem de todo aquele e aquela que buscam encontrar explicações para questões de sua fé. A Palavra que perpassou o tempo deve ressoar nos corações de todos aqueles que a buscam. É nossa missão fazer que isso aconteça”, pensa.
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, das 13h às 14h, pela Web Rádio: https://bit.ly/32isMDJ . Todo o conteúdo pode ser acessado aqui: https://bit.ly/3ewHMk2 .
É Preciso Comunicar a Esperança
O podcast teve início justamente com a chegada da pandemia e as orientações de distanciamento social para evitar a proliferação do contágio do novo coronavírus, onde muitas pessoas não tinham um encontro pessoal com Deus e um momento de oração, como conta o pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia (Santo André), Pe. Tiago Silva.
“Assim iniciamos esta missão. É Preciso Comunicar a Esperança. Levando esperança e conforto ao coração de muitas pessoas, além de levar a mensagem do evangelho e as atividades de nossa comunidade”, relata o coordenador do Departamento de Comunicação da Diocese de Santo André.
A primeira temporada do arquivo digital de áudio foi encerrada nesta semana e o sacerdote afirma que avaliará a possibilidade de continuar como essa iniciativa de evangelização e quem sabe ampliá-la.
“Definir o nosso público, a nossa estratégia, mas sobretudo procurar ser eficaz na mensagem do evangelho para que seja uma mensagem feliz, uma mensagem atraente e uma mensagem que possa tocar os corações”, resume.
O material completo com todos os episódios do podcast É Preciso Comunicar a Esperança pode ser acessado aqui: https://bit.ly/32wscTh .
Palavra de Paz
A reflexão sobre diversos temas do evangelho com toques da atualidade e com foco na espiritualidade já ocorre desde o ano passado, quando o Pe. Ricardo Guesser assumiu como pároco da Paróquia Matriz São José, em Ribeirão Pires. A novidade é que o programa se tornou diário desde março, quando foi decretada a pandemia global pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
“Quando chegou a pandemia e fechamos a igreja, a gente refletiu junto ao pessoal da Pastoral da Comunicação e eles me sugeriram para que a Palavra da Paz acontece todos os dias. Conseguimos chegar às pessoas com essa palavra como o próprio nome diz, de paz, para ajudá-las a passar esse momento, a enfrentar essa situação e a sentir conforto através de nossas reflexões”, explica o missionário scalabriniano.
Sobre a continuidade do projeto após a pandemia, Pe. Ricardo reitera que sim, pois a ação já se tornou uma tradição entre os paroquianos. “O pessoal compartilha, comenta e curte. Então, já é uma forma de evangelização que todos aguardam com expectativa. Inclusive, recebemos mensagens sugerindo temas. Você sente a comunidade acostumada e que participa junto desse momento de evangelização”, avalia.
A transmissão da Palavra da Paz acontece todos os dias, ao meio-dia, pelo Facebook e YouTube da Matriz São José. Todos os capítulos podem ser acessados aqui: https://bit.ly/32qOmG6 .
Reflexão do Evangelho
O diácono Francisco José Poloni, da Paróquia São Felipe Apóstolo, em Mauá, recorda como nasceu o projeto. “Era a semana da celebração do tríduo pascal. Nosso pároco Pe. Joaquim ficou doente. Então, como ficamos sem as missas, tomei a iniciativa de escrever um texto sobre o Domingo da Páscoa. Pedi ao Alessandro da Pascom que publicasse nas redes sociais. Ele sugeriu que eu fizesse uma reflexão diária do evangelho. Aceitei a proposta”, elucida.
O objetivo principal é levar a Palavra de Deus a todas as pessoas, em especial, aqueles que estão no isolamento social nesta pandemia. “Sempre friso que por palavra dita na reflexão, se tocar o coração, boa parte do objetivo dessa ação é alcançada”, acredita o diácono, ao notar que além das transmissões ao vivo, muitos também acompanham os vídeos no decorrer do dia. “Esse é um ponto positivo das redes sociais”, comenta.
Sobre o conteúdo, ele revela que é atualizado com o cenário que estamos vivendo, pois a Palavra de Deus é sempre atual. “Faço de uma maneira simples, num tempo curto e procurando despertar nas pessoas a importância da palavra na vida das pessoas. E de cada um de nós”, visa.
Em relação a prosseguir com o projeto pós-pandemia, Francisco diz: “a semente está sendo lançada. Vai depender do terreno onde ela vai cair para que ela brote e dê bons frutos”, pondera.
Assista a Reflexão da Liturgia da Palavra diariamente, às 8h, pelo Facebook da paróquia: https://bit.ly/38YsLWV .
Momento do Coração de Jesus
A ideia partiu do Pe. Décio Mirândola, que assumiu no mês passado, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em São Caetano do Sul. Começou nesta terça (14/07) como um momento de formação, catequese e informes visando aproximar dos paroquianos no período de distanciamento social.
Segundo o presbítero, o objetivo é evangelizar por meio das redes sociais e coloca em prática aquilo que disse ao tomar posse. “A primeira ação na (Paróquia) Sagrado Coração de Jesus acredito ser o desafio de todos os padres agora e de toda a Igreja: evangelizar em tempos de pandemia!”, assinala.
“Temos que pedir ao Espírito Santo que nos ilumine neste momento para que nós tenhamos inteligência e coragem para descobrir os meios e mecanismos, e já estamos descobrindo (plataformas virtuais, lives, gravação de vídeos e áudios) para evangelizar diante da situação que estamos vivendo”, sintetiza.
Como a ação ainda está no início, Pe. Décio diz ser difícil prever como será o projeto após a pandemia.
O Momento do Coração de Jesus pode ser assistido ao vivo, de terça a sexta, às 11h, pelo Facebook da paróquia: https://bit.ly/32lIj62 .