ABC Litúrgico para Celebração em Casa expressa a comunhão diocesana

ABC Litúrgico para Celebração em Casa completa neste mês de agosto, cinco meses da iniciativa criada com o objetivo de oferecer um roteiro para atender os fiéis da Diocese de Santo André que neste tempo de quarentena não podem participar das missas presenciais.

Neste 21º Domingo do Tempo Comum (23/08), a Igreja recomenda a comunhão espiritual para quem participa das missas em casa. Segue abaixo o roteiro especial preparado para os fiéis celebrarem em família, como uma verdadeira igreja doméstica:

Baixe o roteiro para a celebração neste link.

Elaborado pela equipe de redação do ABC Litúrgico, a partir de orientações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a versão digital é veiculada desde o período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março, em razão da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Comunhão diocesana

“Recolhidos em casa, não deixamos de ser Igreja. O ABC Litúrgico para Celebração em Casa é uma ferramenta que nos aproxima, e nos faz estar em comunhão com nossa Igreja diocesana.”

A frase do seminarista propedêutico Rafael Lourenço Campachi Martins, 34 anos, exalta a importância desta ferramenta digital de unidade. Durante os tempos de isolamento social, ele acompanha as missas ao lado da mãe Arlete Aparecida Lourenço Campachi Martins, 58 anos, ambos da Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, em Santo André.

“É um braço da Igreja que vem ao encontro do povo. Norteando o caminho nestes tempos de incertezas”, frisa.

Vivência espiritual

“O ABC Litúrgico para Celebração em Casa nos tem proporcionado uma grande vivência espiritual, principalmente para as pessoas que não podem sair de casa, devido a comorbidades”, destaca o vocacionado Jefferson Silva de Oliveira, 25 anos, da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Diadema.

Ele afirma que essa ferramenta de evangelização contribui diretamente para que as famílias sintam-se como se estivessem numa paróquia acompanhando as celebrações.

“Quando passamos a acompanhar as missas transmitidas, por meio do ABC Litúrgico, nos sentimos presentes  na celebração. Meu agradecimento à Comissão Diocesana de Liturgia pelo carinho com seus diocesanos”, salienta.

Onde assistir?

As celebrações podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação católicos, emissoras de rádio e televisão, bem como a Santa Missa com Dom Pedro veiculada pelas mídias sociais (Facebook e YouTube) da Diocese de Santo André, todos os domingos, às 11h, além das celebrações transmitidas por mais de 90 paróquias do Grande ABC.