Dom Pedro: “Somente o encontro com Cristo muda as nossas vidas”

“Quem é Jesus para você? A resposta só é possível quando você tiver um encontro com Jesus no seu coração. Jesus não é uma ideia ou uma entidade etérea. Jesus é uma pessoa, o Filho de Deus vivo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Aquele que veio ao nosso encontro e nos redimiu com sua vida, paixão, morte e ressurreição. Quem não encontra Jesus na sua vida, nunca vai saber quem Ele é.”

Na celebração matinal do 21º Domingo do Tempo Comum (23/08), o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini ressaltou a importância da mudança em nossas vidas, ao recordar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em Aparecida no ano de 2007, que entre outros temas, teve como destaque a prioridade por um encontro vivo com Jesus Cristo para o discipulado. “Porque o encontro com Jesus muda a nossa vida. E nós às vezes não queremos mudar. Queremos ficar naquilo que nos convém. É preciso ser honesto consigo, mesmo. Com a nossa vida faz conhecer quem Ele é, mas também faz conhecer quem você é. Jesus nos mostra quem somos, assim como mostrou para Pedro. Nele se manifesta a sabedoria, a profundidade, a riqueza e a ciência de Deus”, elucida Dom Pedro.

Apesar da temperatura baixa, o povo de Deus foi ouvir a palavra e ter um encontro com Jesus na eucaristia, como acontece nas manhãs de domingo, com a Santa Missa presidida por Dom Pedro e concelebrada pelos padres Joel Nery (pároco da Catedral) e Camilo Gonçalves de Lima (secretário episcopal), na Catedral Nossa Senhora do Carmo.

Evangelho

“Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.”

O Evangelho de Mateus (16,13-20) apresenta a passagem em que Jesus revela a Pedro, a missão que o apóstolo recebe como responsabilidade de ser a pedra de referência, a pedra da fé da Igreja, a fé que nos faz realmente acreditar em Jesus durante toda a vida, o filho de Deus vivo que nos salva.”Esse evangelho confirma a missão de Pedro, a missão do Papa, hoje representada pelo Papa Francisco, dos bispos, dos padres que são colaboradores dos bispos. Pedro é a cabeça desse colégio. Uma autoridade fraterna. Essa autoridade vem de Cristo. Jesus quem escolhe: “E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência” (Jr 3,15)”, explica Dom Pedro.

A Palavra de Deus é uma inspiração para aqueles que serão convidados e acolherão o chamado, uma vez que estamos vivenciando o Ano Vocacional na Diocese de Santo André. “Jesus escolheu doze apóstolos e continua chamando. Numa sucessão ininterrupta. No ministério do papa, dos bispos, dos padres, uma igreja dirigida com amor, mas não sem a chave da porta para ser aberta e acolher quem chega e entra”, salienta o bispo.

Cultivar a fé

Ao final de sua homilia, Dom Pedro enfatizou a necessidade da unidade em torno do corpo da Igreja, que é a presença de Cristo entre nós. “Se não estivermos ligados ao papa e aos bispos sucessores dos apóstolos, nós seríamos um grupo de cristãos, e não uma igreja. A igreja é corporativa, um corpo. São Paulo diz: “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros” (Romanos 12, 5). Quando você não se sente ligado ao papa, ao bispo, aos presbíteros, você é um grupo de cristãos”, explica.

Dom Pedro complementa que para ser Igreja é preciso viver o batismo e acolher na fé aqueles que procuram a Jesus. “São Paulo também diz: “Carregamos esse tesouro em vasos de barro” (2 Coríntios 4, 7). Somos os vasos onde Deus pôs o tesouro dessa fé e nós devemos cultivar como estamos fazendo aqui agora”, finaliza.