Nova coordenação da Pastoral da Acolhida elege prioridades

Diante dos desafios oriundos destes tempos de pandemia, a nova coordenação da Pastoral da Acolhida na Diocese de Santo André, que assumiu a missão em setembro, destacou três prioridades neste último quadrimestre de 2020 e durante o ano de 2021: promover a unidade de atuação entre os coordenadores regionais e os CRPs (Conselhos Regionais de Pastoral); intensificar a espiritualidade diocesana; e adequar as atividades para o período pós-pandemia.

A atual coordenadora diocesana, Rizomar Lopes de Matos Silva, 36 anos, que sucedeu a Renato Lorett (atuou na coordenação desde fevereiro de 2019), reforça a necessidade de continuar o trabalho de implementar um padrão em todas as paróquias e capelas, com eficiência e humanização no acolhimento.  “Nestes tempos atuais procuramos oferecer todo suporte necessário aos agentes para a realização desse trabalho unificado”, frisa Rizomar, que também é coordenadora da Pastoral da Acolhida na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na Região Pastoral – Diadema.

O assessor diocesano da Pastoral da Acolhida é o Pe. Vanderlei Nunes e o seminarista assessor é Jorge Luis Bonfim.

Retorno das celebrações

A retomada dos trabalhos de acolhida nas missas está sendo realizada gradualmente observando todas as normas diocesanas e dos órgãos de saúde, respeitando o distanciamento social de 2 metros, utilização de máscaras, disponibilização de álcool gel nas entradas das igrejas, espaços bem ventilados e não ultrapassar 30% da capacidade total do local. “O retorno está bem sucedido. Os agentes estão bem dispostos. Preservamos as pessoas dos grupos de risco. Outras pastorais e fiéis tem atuado em parceria conosco para acolher aqueles que participam das celebrações. Tiramos as dúvidas de cada pessoa. Tudo está harmonizado”, ressalta Rizomar. Cerca de 90% das paróquias da Diocese já retornaram com os serviços de acolhida e preparação para as celebrações.

8º Plano de Pastoral

No próximo dia 6 de outubro completará um ano da 1ª Missa de Envio de 1,3 mil agentes e coordenadores da Pastoral da Acolhida da Diocese de Santo André, realizada na Paróquia Santo Antônio (Largo São Francisco, 113 – Vila Alpina), na cidade andreense. A palestra seguida de celebração atendeu aos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, principalmente aqueles que tratam da formação para a missão, sentimento de pertença e da conversão para o acolhimento.