Ano Vocacional: quer ser padre? Saiba os caminhos para discernir a vocação

Com o tema “Acolho o teu Chamado”, o Ano Vocacional é celebrado em 2020 na Diocese de Santo André. A iniciativa inédita surgiu pela questão da ausência das vocações e o objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais e religiosas.

Na entrevista desta quarta-feira (16/09), o assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa, explica sobre os trabalhos realizados pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional) e pela Pastoral Vocacional, destaca a caminhada de jovens rumo ao sacerdócio e indica os caminhos para as pessoas iniciarem o processo de discernimento vocacional.

Objetivos
O SAV (Serviço de Animação Vocacional) trabalha diretamente com Animação Vocacional, a promoção vocacional, o incentivo, a oração pelas vocações, o discernimento no seio familiar, em todos os ambientes da vida vocacional. E a Pastoral Vocacional acompanha os jovens que desejam ter uma experiência no seminário, uma vida dentro do presbiterado, dentro da vida do sacerdócio. E também as meninas que desejam a vida religiosa, encaminhamos para as congregações que trabalham com a gente, dentro do SAV.

Promoção vocacional
A primeira questão na promoção vocacional deve ser feita em todas as pastorais e movimentos na vida paroquial, sobretudo, entre os coroinhas, as crianças da catequese, os jovens, porque aquilo que a gente não fala, acaba ficando esquecido. Então, temos que falar bastante das vocações. Abrir essa possibilidade na sociedade que vivemos hoje. Fala-se tanto de possibilidades profissionais e ninguém fala mais de você consagrar a sua vida e dedicar sua vida ao Reino de Deus, aquilo que Jesus exige e pede de nós. Então, sempre trazer esse tema das vocações sacerdotais e religiosas dentro da catequese, dentro dos encontros, dos momentos de oração para que possamos criar uma cultura vocacional.

Primeiro passo
Quando o jovem sente o chamado, pensa em alguma coisa em relação a isso, é importante ele comunicar ao padre de sua paróquia, chegar e conversar com ele para que possa orientá-lo, conduzi-lo, ver a motivação vocacional e assim, então, nos encaminhar para a Diocese, a fim de que possamos fazer um acompanhamento mais específico. Nas regiões temos os grupos do SAV. Cada região tem um coordenador regional que pode auxiliar neste trabalho, num primeiro momento de conversa.

Processo de discernimento
A partir de conversas agendadas na Cúria Diocesana, iniciamos um processo de discernimento vocacional, que pode durar entre um a dois anos. Vamos meditando, aprofundando o tema da vocação, os aspectos da vida consagrada, os aspectos da vida do ser padre, e vamos sendo acompanhados também por uma equipe de psicólogos que trabalham nas questões humanas para que a gente possa estar bem consciente dos passos que desejamos dar.

Depois, quando o jovem se sente mais preparado para dar esse passo, a gente leva, então, ao Conselho Diocesano de Formadores, a decisão do jovem que foi acompanhado e percebemos que há condições de iniciar um processo de discernimento mais profundo dentro do seminário, a partir da primeira etapa, que é o propedêutico.

Período de formação
Os formadores junto com o bispo vão acompanhar os jovens ao longo de uma média de 8 a 9 anos (Seminários Propedêutico, Filosofia e Teologia), para saberem se aquela vocação é autêntica, um desejo de Deus, para a felicidade da pessoa, e também para o crescimento da Igreja.

Contatos
A partir do mês de outubro, Pe. Everton retomará as conversas com os jovens e adultos interessados em iniciar o processo de discernimento vocacional. Os jovens que sentem o chamado ao sacerdócio podem agendar o diálogo diretamente com o Centro Diocesano de Pastoral, por meio do telefone: 4469-2077, pelo WhatsApp: 99981-1233, ou pessoalmente no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, localizado na Praça do Carmo, 36 – 3º andar – Centro de Santo André.