Dom Pedro: palestra na Formação do Clero da Arquidiocese de Palmas

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou na tarde de segunda-feira (28/9), da Formação Permanente do Clero da Arquidiocese de Palmas (TO), ao apresentar por meio de videoconferência, a palestra “Exorcismo: Reflexões Teológicas e Orientações Pastorais”, para cerca de 70 padres, diáconos e seminaristas.

Dom Pedro, que também é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), agradeceu o convite e a acolhida da Arquidiocese de Palmas, no Regional Norte 3. O bispo pregou aos presbíteros coragem para enfrentar os desafios e compromisso para que o projeto de Deus chegue ao povo, principalmente o mais carente na sociedade. Ele também desejou uma boa continuidade dos encontros que prosseguem até a próxima quinta-feira (1º/10), com assuntos relacionados ao tema sobre o Exorcismo.

Segundo o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, existe uma tendência muito comum de não se enxergar o diabo, em lugar nenhum. E, por outro lado, enxergar o diabo em tudo. “Esta formação é para oferecer bases teológicas, espirituais e pastorais para os Padres, Diáconos e Seminaristas, principalmente nessa época de pandemia, na qual há o aumento de doenças mentais, como a depressão, a ansiedade e o suicídio. E seus sintomas podem ser confundidos com os de possessões demoníacas.  Este é um serviço de caridade pastoral: cuidar das pessoas angustiadas e doentes e ajudá-las a encontrar o equilíbrio de uma vida saudável. Jesus veio ao mundo para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10).”

*Com informações da assessoria da Arquidiocese de Palmas