Diocese de Santo André

Escola Diaconal anuncia retorno com formação online todas as terças

A Escola Diaconal Diocesana “Santo Efrém Diácono” anunciou a retomada da formação dos candidatos ao diaconato permanente para a próxima terça-feira (29/9), às 19h30, no formato online pelo aplicativo Google Meet. Os encontros semanais acontecerão sempre às terças.

A decisão foi confirmada na noite desta quinta-feira (24/9), durante reunião virtual com a participação do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, membros da direção da escola (Pe. Pedro Teixeira de Jesus, diáconos Wagner Innarelli, José Carlos Junior e Everson Neves Mendes) e de todos os 16 candidatos ao diaconato permanente.

Na primeira parte da atividade, o pastor da Igreja Católica no Grande ABC pediu para que alguns postulantes ao ministério diaconal  colocassem como estavam vivendo neste momento de pandemia da Covid-19. “Alguns falaram de sua parte profissional e também de sua atuação na paróquia”, comenta o vice-diretor da Escola Diaconal, Wagner Innarelli. Segundo o diácono, posteriormente, a retomada das formações dos candidatos via online foi a pauta do diálogo com os participantes, uma vez que as atividades presenciais ainda não têm data para o retorno. As formações acontecerão sobre vários temas como o Concílio Vaticano II, a história da diocese, liturgia, doutrina social da Igreja, entre outros, sempre com palestrantes convidados.

Renan Evangelista, que foi admitido às Ordens Sacras em outubro do ano passado – o rito da admissão é quando o aspirante se torna legitimamente candidato à ordem sacra, sendo para o diaconato permanente é o primeiro estágio – reforçou a importância desse encontro de partilha, de zelo pela espiritualidade e pela vocação. “Foi um momento de grande crescimento espiritual e humano para a nossa diocese”, resume.

Robin Januário classificou a reunião como muito proveitosa. “Cada candidato pôde partilhar suas experiências vividas neste tempo de pandemia: desafios profissionais, na paróquia e a suas relações familiares”, destaca.

Na segunda parte, Dom Pedro reforçou o envolvimento dos futuros diáconos com as atividades diocesanas, sobretudo, para o serviço e com o Vicariato Episcopal para a Caridade Social: “servir aos mais pobres, não somente os pobres que estão desprovidos de recursos financeiros, mas aqueles também que estão nas periferias existenciais. Essa é a base para o diaconato”, salienta.

Por fim, Sandro Bermudes também enfatizou a reflexão do bispo diocesano, no aspecto de que o diaconato é o serviço da caridade, “e que nós devemos sempre ter em mente ações voltadas para a caridade como um todo, não apenas em uma paróquia ou uma instituição”, frisa.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral