Pastoral da Criança conta com nova coordenação diocesana

“Maria Alice, você é de grande valor. Diante das pessoas, diante de Deus foi escolhida para essa missão. Que Deus lhe dê força, coragem e conte com a oração de todos nós.”

A Missa deste domingo, 13/09, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense, presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, promoveu o envio da nova coordenadora diocesana do organismo de ação social, Maria Alice Lucchini.

Mediante as palavras iniciais, Dom Pedro concedeu a benção para o início desta nova etapa na vida de Maria Alice, que desde o último dia 4 de julho sucedeu Maria Gomes Coelho na coordenação diocesana da Pastoral da Criança. O assessor diocesano é o Pe. Rudnei Sertório. “Maria Alice, que Deus lhe pague pela generosidade. Servir os irmãos num serviço de pastoral social, capacitada com seu saber e coragem para ajudar as crianças e famílias da Diocese em nome de Jesus. É Jesus que envia, junto com a equipe diocesana de coordenadoras de áreas, de paróquias, de líderes que atuam para melhorar a vida das pessoas”, ressalta o bispo.

A Pastoral da Criança exerce a promoção da vida, conforme mostra o lema: “Para que todos tenham vida e a tenha em abundância”, combatendo a mortalidade infantil por diversas causas, que ocorrem em sua grande maioria dentro dos primeiros 30 dias.”É uma ação realizada junto às gestantes, crianças e famílias tão necessitadas de um apoio. E a Pastoral da Criança no Brasil, com uma solução simples, o grande mutirão de voluntários e voluntárias conseguiu baixar muito a mortalidade infantil”, destaca o bispo.

Segundo dados atualizados em 2020, o trabalho segue crescendo na Diocese com 479 líderes e mais de mil voluntários que estão atuando em favor da vida, em 101 comunidades de 52 paróquias, acompanhando 3433 famílias.

Representante da Pastoral da Criança no Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na celebração, Elisabete Sorvillo Alves, conhecida como Bete, que também atuou ao longo de seis anos como coordenadora do organismo de ação social no Grande ABC, exaltou o trabalho do movimento nestes tempos de pandemia. “O momento atual pede prudência, mas ao mesmo tempo que sejamos fraternos. Vivemos uma globalização da indiferença, mas retomamos a missão como o bom samaritano, indo ao encontro das necessidades das famílias e promovendo a esperança por um mundo melhor”, sintetiza.

Ações e desafios
Atual coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Maria Alice Lucchini ressalta que pretende dar continuidade às três ações básicas com ampliação e adaptação de novas ferramentas em campanhas permanentes:

Visita Domiciliar
“A primeira ação é a Visita Domiciliar. Uma vez por mês, os líderes voluntários vão ao encontro das famílias da comunidade, aquelas que compareceram e fizeram o cadastro. Nessa visita, os líderes partilham informações sobre saúde, higiene, nutrição, desenvolvimento, educação e cidadania visando a promoção da melhoria da qualidade de vida dessas famílias e comunidades”

Celebração da Vida
“Como segunda ação básica temos a Celebração da Vida. Com muita alegria, esse momento de reunião que nós chamamos de roda de conversa, onde as mães e as crianças participam desse encontro. Essa atividade sempre tem um tema interessante para todos. A cada três meses, dentro da Celebração da Vida, temos o Dia do Peso, que é o dia que fazemos o peso, as medidas das crianças e um acompanhamento do índice de massa corporal, tudo através do aplicativo App Visita Domiciliar”

Reunião de Reflexão e Avaliação
“Como terceira ação básica temos o RRA. É um momento que os líderes trazem as experiências vivenciadas junto às famílias nas visitas e no dia da Celebração da Vida. Esses dados são colhidos, anotados e posteriormente registrados para que essas ações possam ser concluídas no final do mês ou no mês subsequente, porque estamos atendendo nosso objetivo principal que é levar vida plena para todos”

Utilização do aplicativo
Lançado no dia 25 de março deste ano pela Pastoral da Criança, a nível nacional, o App Visita Domiciliar, um material de “E-capacitação” sobre coronavírus, com informações específicas e atualizadas,  oferece capacitação, formação, apoio e uma maneira simples, prática e eficaz de auxiliar as famílias, no cuidado com seus filhos sobre temas de saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, brinquedos e brincadeiras, levando, sobretudo, informação sobre os cuidados e prevenção em meio ao isolamento social, assim como para as pessoas que trabalham em serviços essenciais.

Para baixar o aplicativo basta acessar o ícone Play Store no celular e digitar “Visita Domiciliar”. O app é gratuito. Maria Alice aproveita e faz um convite aos diocesanos: “Convido vocês que têm vontade ser voluntários, que gostam de crianças, a capacitação está ocorrendo virtualmente, no momento, para implementação da Pastoral da Criança em comunidades e paróquias”, frisa.

Para conhecer o trabalho e participar da Pastoral da Criança, entre em contato com Maria Alice pelo WhatsApp: 98152-0856. Saiba como foi a Live da Pastoral da Criança da Diocese de Santo André