VIII Encontro para Família atende ao 8º Plano e ocorre neste sábado (24)

Em sintonia com os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o VIII Encontro para Família com o tema “Família, Fonte de Vida e Missão”, acontece no formato online em 2020, neste sábado (24/10), das 8h30 às 12h30, com transmissão pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube.

Organizada pela Pastoral Familiar da Diocese de Santo André, a atividade contará com palestras sobre o diálogo entre pais e filhos, o testemunho do itinerário cristão e a fé que produz esperança. A iniciativa faz parte da semana que se recorda o Dia Nacional de Valorização da Família, celebrado neste 21 de outubro por toda a Igreja no Brasil.

“Um dos objetivos deste encontro com as famílias é fortalecermos as relações e vínculos familiares, não nos esquecendo que Deus deve estar acima de tudo”, ressalta o casal coordenador diocesano da Pastoral Familiar, Claudenice e Aparecido Gomes Caliari, que estende o convite para todas as pastorais, grupos e movimentos diocesanos.

“Queremos trabalhar a temática que é na família que tudo começa, é na família que inicia o nosso aprendizado. É na família que exercemos uma igreja doméstica que tem a missão de anunciar Jesus para a humanidade. Família com diálogo e com seus vínculos unidos e fortalecidos, certamente servirá de base para criar uma sociedade mais justa e fraterna”, complementa o casal.

Confira a programação:

8h30: Oração Inicial
8h45 às 10h: Palestra – Diálogo entre Pais e Filhos
Everaldo Garcia – Orientador Educacional e Psicanalista
10h às 10h30 Testemunho – Itinerário Cristão
Tati e Renato – Paróquia Nossa Senhora de Fátima –SBC
10h30 às 11h: Reflexão
11h às 12h: Palestra – A fé Produz Esperança
Palestrante a confirmar
12h às 12h30 Momento de Adoração
Padre Marcos Vinicius

8º Plano de Pastoral

O VIII Encontro para a Família atende ao 8º Plano de Pastoral, através do itinerário 1, cujo objetivo é fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante; itinerário 2, que visa proporcionar um caminho de vivência com Jesus, por meio da formação sobre querigma, iniciação à vida cristã e à cultura e espiritualidade do acolhimento; e o itinerário 5, que destaca o desenvolvimento da consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações, com a formação e a integração de todos sobre temas próprios para prática da evangelização.

Sobre a Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar forma e abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão, resgatar os valores e a dignidade, evangelizar e formar verdadeiros cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres.
Através da evangelização, promover as pessoas em todas as etapas e circunstâncias da vida, defender os valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares. É imprescindível promover articulações dentro e fora da Igreja, para defender a vida em todas as suas etapas, e dinamizar, e orientar ações em favor das famílias. Saiba como montar uma Pastoral Familiar em sua paróquia e participar das atividades pelos telefones: 95956-0027/ 98633-0017 (falar com os coordenadores Claudenice e Aparecido) ou pelo e-mail: pastoralfamiliar@diocesesa.org.br .