Associação Lar Menino Jesus: sinônimo de amor, gratidão e voluntariado

Primeira e mais antiga entidade diocesana desde a fundação da Diocese de Santo André, a Associação Lar Menino Jesus coleciona histórias marcantes que exaltam a importância dessa instituição criada há mais de seis décadas, pelo primeiro bispo diocesano Dom Jorge Marcos de Oliveira (1915-1989), no dia 28 de fevereiro de 1956.

Uma delas é contada pela auxiliar de enfermagem Katia Coutinho Medina, 36 anos. Divorciada e mãe de 5 filhos (4 são de criação, sobrinhos que ela pegou a guarda há 2 anos e meio), ela relembra o primeiro contato com o Lar Menino Jesus. “Conheço a Associação desde criança. Minha mãe trabalhou como voluntária e meu irmão mais velho ficava lá. Minha filha Emily começou a frequentar quando tinha 5 anos, hoje ela tem 12 anos. Agora somente meus pequenos João e Sara são atendidos lá. Mas os outros sentem muita saudade”, destaca Katia, sobre o atendimento no Centro Comunitário Dom Jorge da Associação Lar Menino Jesus.

Superação e gratidão
Demonstrando emoção, Katia faz questão de confidenciar um momento marcante que mudou a vida de sua família e fortaleceu ainda mais o vínculo com a Associação Lar Menino Jesus. “Em 2017 fui convocada pelo conselho tutelar e soube que minha irmã perderia a guarda dos 4 filhos. Então, conversei com a coordenadora do lar, a Rosemary, e falei o que poderia acontecer. Ela com todo carinho me disse: “Pode contar com a gente!” Isso me deixa emocionada sempre que me recordo”, revela.
A profissional da área da saúde complementa: “então, as crianças vieram morar comigo em janeiro de 2018. Foi uma situação bem delicada, mas saber que podemos contar com o apoio e dedicação de toda equipe do Lar Menino Jesus foi fundamental em nossas vidas”, agradece Katia, ao dizer que adjetivos não faltam para dizer o quanto é grata por tudo que a equipe do Lar tem feito por ela e toda a família. “Amor é a palavra que os define.”

Testemunho sincero de mãe
“Ser mãe, além de uma dádiva, é um desafio diário, mas que vale muito a pena, descobri que tenho múltiplas profissões. Afinal, são 5 crianças com idades entre 16 e 5 anos, com personalidades e necessidades totalmente diferentes. Então, sempre peço a Nossa Senhora que me ajude a compreender e conduzir cada um da melhor maneira”, avalia Katia.

Voluntariado como gesto de amor
Desde julho de 1989, a cozinheira Elizabeth Moreira da Silva Pondian, 57 anos, iniciou sua trajetória na Associação Lar Menino Jesus quando tinha apenas 26 anos e permanece firme até os dias atuais. “Conheci (o Lar Menino Jesus) através de uma cunhada. Entrei como funcionária, conheci os trabalhos voluntários e fui convidada a fazer parte deste grupo, o qual acho maravilhoso”, salienta. Nestas três décadas como voluntária, Elizabeth atua na área da cozinha em eventos da associação como almoços, jantares, festas juninas e campanhas de rua, todo segundo domingo do mês tem arrecadação de alimentos. “A associação me deu oportunidade de adquirir conhecimento. Uma mãe para mim. Quando eu passei por uma fase muito difícil na minha vida, a associação foi muito presente. Sou muito grata a essa casa”, exalta Elizabeth, que tem um casal de filhos e duas netas.

Trabalhos realizados atualmente
Diante da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, a Associação Lar Menino Jesus/ Centro Comunitário Dom Jorge tem se adaptado desde março de 2020, na programação online para as crianças atendidas pela instituição diocesana e a retomada gradual de algumas iniciativas neste mês de outubro. “Encaminhamos via grupo de WhatsApp, atividades lúdicas, informes e orientações quanto à situação atual ao qual estamos passando, e estamos retomando algumas atividades presenciais como o Bazar Beneficente, todas as terças, agora em outubro, e a Biblioteca Comunitária todas as quintas, que é um projeto novo e será aberto a comunidade local”, comenta a coordenadora da Associação Lar Menino Jesus/ Centro Comunitário Dom Jorge, Rosemary de Marqui. Entre julho e setembro, a entidade arrecadou alimentos para montagem de cestas básicas para famílias; promoveu bazar online com roupas e artigos de utilidade; realizou atividades virtuais com as crianças, todas divulgadas pelas mídias Facebook: @ALMJ/CCDj e Instagram: @lar.menino.jesus_ccdj;

Sobre o Lar Menino Jesus
A Associação Lar Menino Jesus foi fundada pelo primeiro bispo diocesano Dom Jorge Marcos de Oliveira, no dia 28 de fevereiro de 1956. Já o Centro Comunitário Dom Jorge foi inaugurado em 1972. A unidade oferece diariamente alimentação, atividades socioeducativas e culturais para crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, com ações que complementam o trabalho social com a família e assegurem o direito à convivência comunitária. Mais informações pelo site. O atual presidente da Associação Lar Menino Jesus é o Pe. Cláudio Pereira dos Santos.

Endereço da Associação: Av. Dr. Cesário Bastos, 595 – Vila Bastos – Santo André. Telefones: 4438-5591 e 4990-9147.
Endereço do Centro Comunitário: Rua Piracanjuba, 542 – Pq. João Ramalho – Santo André. Telefone: 4472-4455.