Diocese de Santo André

Carlo Acutis: amigo de Cristo

A Igreja celebra com alegria no próximo dia 10 de outubro a beatificação de Carlo Acutis, um jovem que morreu no dia 12 de outubro de 2006 com apenas 15 anos, mas ainda permanece vivo na memória dos que o conheceram, porque fez da sua vida um dom para todos ao seu redor e agora sua intercessão ganha ainda mais alcance. Com sua breve passagem, Carlo soube se atentar ao essencial dessa vida, soube estar próximo de Jesus e apresentou generosamente tudo o que tinha para o Senhor. Carlo se destacava em sua humildade, educação e alegria, sempre disposto a ajudar quem precisava: na escola conversava com todos e não era conivente com nenhum tipo de violência; na igreja era catequista e participava de ativamente das iniciativas propostas pela comunidade. Grande entusiasta da Devoção Eucarística, Carlo, ao receber Jesus no Santíssimo Sacramento deixava-o à vontade,

Carlo era muito devoto de São Francisco de Assis, tanto que, à seu pedido, seu corpo foi sepultado na cidade de Assis e hoje pode ser venerado por devotos. É sugestivo que Carlo tenha seu corpo apresentado usando um tênis de corrida, jeans e uma jaqueta esportiva, pois apresenta sua proximidade com essa geração de jovens. Carlo era um jovem, com tudo que se espera de um jovem de sua época, possuía um desenho animado preferido (Pokémon) e gostava de gravar vídeos bem humorados na internet; não viveu o bastante para ter uma conta no Youtube ou TikTok, mas certamente Carlo teria. Até é possível encontrar uma imagem sua de criança vestindo-se como Homem Aranha, juntamente com seu cachorro de estimação. Um jovem que gostava de Nutella, mas tinha suas raízes firmes na mensagem de Cristo, Carlo Acutis era convicto de sua fé e acima de tudo alimentava e crescia em sua vida espiritual, “sempre com Jesus”, conforme seu projeto de vida.

Especialmente devoto de Maria, Carlo rezava o terço todos os dias e tinha uma grande admiração pelo papa, que sempre estava em suas intenções. A vida de Carlo Acutis foi um dom para a humanidade e sua memória é feita por todos que tiveram a graça de o conhecer seja pessoalmente ou por relatos de quem esteve próximo a ele. Sua originalidade é provocante e inspira a juventude na busca da santidade. Carlo estava sempre perto de Deus em oração, mas era um jovem popular, repleto de amigos. Todos queriam sua presença, pois Carlo era um jovem muito bem humorado e cativante. Apesar de ser de uma família importante, Carlo sempre foi apontado como exemplo de humildade, particularmente por pessoas em situação de rua que sempre encontravam nele um auxílio generoso.

Amante das novas tecnologias, Carlo, também chamado de ciberapóstolo, promoveu o desenvolvimento do site de sua paróquia e criou um site para divulgação dos milagres eucarísticos que mais o fascinavam. O Papa Francisco apresentou o jovem como modelo de originalidade em sua exortação pós-sinodal Christus Vivit. Sua originalidade é notável e Carlo Acutis nos lembra que a santidade é nossa grande meta de vida, alcançada por Carlo sobretudo através de uma estrada especial: a Eucaristia. Sua intensa participação na vida sacramental foi fator decisivo na sua vida e promoveu grande proximidade com Jesus, ao qual tinha como grande amigo, a ponto de exclamar “Jesus, fique à vontade! Sinta-se em casa!” quando recebia Jesus na Eucaristia, admirando-secom um Deus tão grande que escolher humildemente se fazer presente em um pequeno pedaço de pão. Sua intimidade com Jesus era cativante e todos que conviviam com ele conseguiam perceber isso. Sua maturidade na fé impressionou até os enfermeiros que estavam cuidando dele em seus últimos dias de vida.

Sua vida nos enche de esperança e é causa de grande alegria para a juventude que encontra um exemplo tão próximo de santidade no cotidiano. Que seu testemunho possa dar ânimo, especialmente aos jovens, que utilizam as redes sociais para transmitir o Evangelho e nos inspire a busca de uma intimidade com Jesus através da intensa participação sacramental e partilha de vida com a humanidade sedenta de Deus.

* Artigo por Victor Pereira Guimarães
Seminarista do 3º Ano de Filosofia

Compartilhe:

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira