Diocese de Santo André

Dom Pedro e padres coordenadores regionais reforçam dimensão da acolhida

Em tempos de pandemia da Covid-19, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e padres coordenadores das regiões pastorais da Diocese de Santo André, em reunião virtual realizada na manhã de terça-feira (06/10), destacaram a dimensão da acolhida, uma das principais prioridades do 8º Plano Diocesano de Pastoral, como fundamental para superar os desafios e levar a Boa Nova a todos os cristãos e fiéis.

Os sacerdotes avaliaram junto ao bispo, o período de quatro meses desde a reabertura das igrejas para as missas presenciais, atendendo as normas de distanciamento social no mínimo de 2 metros, disponibilização de álcool gel e capacidade limitada até 30% do espaço para cada celebração, sendo a higienização feita sempre antes de cada missa. Quem participa das celebrações também deve obrigatoriamente utilizar máscaras para proteção de si e do próximo. Neste sentido, as recomendações continuam as mesmas para que pessoas pertencentes aos grupos de risco, como diabéticos, hipertensos, cardiopatas; pessoas idosas acima dos 65 anos e gestantes, continuem acompanhando as celebrações pelas redes sociais, emissoras de TV e Rádio, uma vez que a pandemia ainda não está controlada em nosso país. No entanto, caso alguém desses grupos compareça à igreja, procurar acomodá-la de acordo com as normas descritas acima e informá-la sobre outros horários de missas no decorrer da semana.

Em relação aos sacramentos como do Batismo, a orientação é para que se em alguma paróquia esta celebração ainda não estiver acontecendo, solicita que seja informado, aos que ali procurarem o Batismo, outra paróquia onde poderão celebrá-lo, entrando para isso em contato com os padres vizinhos, certamente abertos à entreajuda fraterna. Outra pauta em destaque foi o retorno de reuniões e encontros de pastorais, movimentos e grupos, previsto a partir do dia 1º de novembro, levando em conta as normas e orientações para a retomada gradual das celebrações de 31 de maio de 2020.

As atividades pastorais que forem julgadas estritamente necessárias em cada pastoral, movimento, associação (reuniões, encontros, grupos), poderão ser retomadas gradualmente, de forma que sejam atendidas as orientações sanitárias de higienização e o distanciamento social. Qualquer atividade, deve levar em conta a limitação de 30% da capacidade do local onde será realizada, e o tempo de duração não seja superior a 1 hora.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral