Os protomártires do Brasil

No dia 03 de outubro, a Igreja no Brasil celebra os Santos Mártires de Cunhaú e de Uruaçu, também chamados de protomártires do Brasil, por serem os primeiros a derramarem seu sangue pelo nome de Jesus em terras brasileiras, ainda na época colonial. Neste dia, são recordadas 30 pessoas: dois padres, André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, e 28 leigos, martirizados nas duas cidades da capitania de Rio Grande, atual estado do Rio Grande do Norte.

Cunhaú foi o principal polo econômico da capitania comandada pelos holandeses, com uma pequena comunidade religiosa, sob os cuidados do padre André de Soveral. No sábado, chega no engenho Jacó Rabe, como um enviado do conselho holandês; ele manifestaria as ordens do governo no dia seguinte, após a celebração da missa. Num domingo, dia 16 de julho de 1645, enquanto celebravam a Eucaristia, no momento em que o padre André fazia a elevação do Corpo e do Sangue de Cristo, os fiéis foram surpreendidos pelo fechamento das portas da Igreja  de Nossa Senhora das Candeias e pela a invasão de um grupo chefiado por Jacó Rabe, atacando todos os fiéis que ali estavam.

A notícia do massacre se espalhou por toda a capitania e todos começam a temer a perseguição de Jacó Rabe. Algumas pessoas até tentaram escapar de suas atrocidades, buscando auxílio em localidades próximas, mas alguns meses depois, no dia 03 de outubro do mesmo ano, ocorreu um novo massacre, com cenas ainda piores, desta vez em Uruaçu. Depois da Missa presidida pelo padre Ambrósio, as tropas comandadas por Jacó executaram os fiéis ali presentes. Um dos camponeses martirizados, Mateus Moreira, teve seu coração arrancado e em suas últimas palavras, louvou o Santíssimo Sacramento.

A motivação dos ataques é foi a intolerância religiosa; as tropas de Jacó Rabe atacaram aqueles que estavam dentro das celebrações eucarísticas. Controlado pelo governo holandês, de influência calvinista, o grupo cometeu tais atos, mostrando que os trinta santos morreram pela profissão de fé em Cristo.

Na visita do Papa São João Paulo II à Natal, arquidiocese que abrange os dois locais dos martírios, no encerramento do XII Congresso Eucarístico de 1991, deu o nome de protomártires aqueles que foram martirizados nas duas datas. Nove anos depois, o papa beatifica os 30 mártires na Praça de São Pedro, com cerca de mil brasileiros presentes. No dia 15 de outubro de 2007, o papa Francisco presidiu a celebração de Canonização dos 30 mártires, reconhecendo sua santidade e sua entrega por amor a Cristo.

Ainda que pouco conhecidos nas terras brasileiras, os santos mártires dão um bonito testemunho de fé em Deus, mostrando que, desde muito cedo, o Evangelho encontrou solo fecundo no Brasil. A coragem e virtudes destes santos inspiram toda a Igreja, ainda que as perseguições, tais como eles viveram, não se façam presentes da mesma forma, e mostrando que a santidade é um caminho possível de ser trilhado. Que tenhamos no coração o mesmo amor à Eucaristia que os mártires de Cunhaú e Uruaçu, na certeza que Deus nos acompanha em todos os momentos.

* Artigo por Gustavo Laureano Pinto, seminarista diocesano da Teologia