Diocese de Santo André

A missão dos vocacionados: motivação em Cristo supera as dificuldades

A pandemia da Covid-19 alterou o planejamento de muitas atividades em 2020. Na Diocese de Santo André não foi diferente. Muitas adaptações, transmissões online, adiamentos e uma retomada com todos os cuidados necessários de higiene e distanciamento social.

E neste Ano Vocacional Diocesano, os 16 vocacionados (entre novos e outros que já estão no segundo ano) que participaram do primeiro encontro para discernimento das vocações ocorrido em fevereiro – conduzido pelo assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa, e acompanhado pelas psicólogas Narione e Giselle – permanecem firmes na caminhada que tem como objetivo o próximo passo para o início dos estudos rumo ao sacerdócio: a entrada no Seminário Propedêutico, que acontece sempre no início de cada ano letivo.
*

Ser Igreja por meio da união fraterna
“Com muito trabalho, levamos uma frequente meditação e discernimento vocacional neste ano que nos convida a conhecer Jesus Cristo, o Bom Pastor, no nosso interior, o que consequentemente nos encanta para procurar ativamente esta luz todos os dias”, enfatiza Augusto Mota de Amorim, 18 anos, da Paróquia Cristo Operário, na Região Santo André – Leste. Segundo o vocacionado, a pandemia, por mais que tenha suas grandes limitações, trouxe uma realidade totalmente diferente do normal, adequando a disponibilidade de cada um para fazer a vontade de Deus em qualquer lugar, tempo e obra.
“Hoje, a união fraterna entre nós, irmãos, está firme, perseverante e direcionada para um só objetivo, ser Igreja”, ressalta.

*

Compromisso pela busca da santidade
De acordo com Pedro Henrique Motta, 17 anos, da Paróquia Jesus Bom Pastor, na Região Santo André – Centro, a alegria de fazer o discernimento vocacional ultrapassa todas as dificuldades, pois uma vez decididos pela busca de ouvir a doce voz do Cristo, que continua a convidar tantos jovens, os vocacionados deixam-se moldar pela vontade Divina, como um comprometimento diário por essa busca de santidade. “De fato, o discernimento em pleno Ano Vocacional Diocesano é uma experiência de profundidade e intimidade com Cristo, o Bom Pastor, que não nos desampara em nossas dificuldades e nos sustenta a cada dia”, comenta o jovem.
*

Uma intimidade profunda com Deus
“Viver um discernimento tão sério, sob as graças deste Ano Vocacional e com as exigências de uma pandemia, tem me ensinado que a voz Daquele que me chama não está nas estruturas e acontecimentos e sim em uma vida de intimidade profunda com Ele”, analisa Isaac José da Silva, 30 anos, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na Região Santo André – Utinga.

Na opinião do vocacionado, “a escassez dos encontros e eventos, por sua vez, fez com que valorizássemos mais os momentos comunitários e fraternos”, conclui.

Saiba como ser um vocacionado e futuro padre!
Os jovens que sentem o chamado ao sacerdócio podem procurar o padre em sua paróquia ou agendar o diálogo com o assessor Pe. Everton diretamente com o Centro Diocesano de Pastoral, por meio do telefone: 4469-2077, pelo WhatsApp: 99981-1233, ou pessoalmente no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, localizado na Praça do Carmo, 36 – 3º andar – Centro de Santo André.

Conheça todos os passos aqui

 

Sobre o Ano Vocacional
Com o tema “Acolho o teu Chamado”, o Ano Vocacional é celebrado em 2020 na Diocese de Santo André. A iniciativa inédita surgiu pela questão da ausência das vocações e o objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais e religiosas.

Entre as atividades que estão sendo retomadas em 2020 e prosseguirão até o primeiro trimestre de 2021: a peregrinação do ícone do Bom Pastor pelas 106 paróquias das dez regiões pastorais; o Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional Paroquial; e a Hora Santa Vocacional aos domingos.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco