Em retiro online com pastorais, Dom Pedro aborda santidade dos cristãos

Na manhã de sábado (28/11), o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, pregou um retiro espiritual online, o primeiro realizado neste formato em razão da pandemia da Covid-19, com o tema “Santidade dos Cristãos” que reuniu mais de 120 representantes e coordenadores leigos de pastorais, movimentos, grupos e padres assessores das regiões pastorais do Grande ABC.

Com a organização do Centro Diocesano de Pastoral, por meio do vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, e da secretária executiva, Mércia Aparecida Ferreira, o encontro contou com momento inicial de oração com os seminaristas, animação musical entre os intervalos das reflexões, partilha de testemunho, meditação do Terço da Misericórdia e adoração ao Santíssimo Sacramento. Diretamente da Paróquia Santa Joana D’Arc (Região Santo André – Leste), um grupo de intercessores juntamente com o pároco Pe. Renato Fernandez, que também é coordenador regional rezava pelos participantes da atividade.

O bispo diocesano dividiu a palestra em três reflexões com duração entre 30 a 40 minutos cada uma: a primeira relativa à cura do coração, uma exigência para a santidade; a segunda sobre Jesus, presença misteriosa e santificadora; e a terceira enfatizando os tempos de pandemia, a perspectiva da igreja doméstica e a esperança por dias melhores.

“Estamos num tempo difícil de pandemia, atravessando esse deserto, e o que o Senhor pede de nós? O retiro não é um curso de pastoral.  É para refletir sobre nossa vida cristã. O meu relacionamento com Deus e com os irmãos. Um exercício de escuta”, sugere Dom Pedro. “Agradeço a Deus por essa diocese ter leigos tão corajosos, dinâmicos como vocês. A nossa diocese é rica no laicato, nos leigos e leigas que participam, que ajudam. Fico muito feliz por isso. Um retiro como esse é um modo de nos unirmos, renovarmos nossas forças e continuarmos””, conclui o bispo, ao rezar a oração de Santo André Apóstolo ao final do retiro.
“Foi um momento de comunhão profunda e de reflexão, de oração sobre a nossa vida espiritual, o nosso caminhar segundo o Espírito Santo”, complementa Pe. Joel.

Confira a repercussão com quem participou e aprovou a realização do retiro online:

Deus é o princípio da santidade
“Tudo que o bispo falou foi de grande importância para mim. Mas uma fala me chamou mais atenção foi a de que “Deus não é atormentador da consciência, mas sim que Ele cura o coração para termos existência para a santidade”, comenta a coordenadora regional da Pastoral da Criança e paroquiana da Paróquia São Jorge (Região Santo André – Leste), Lúcia Maria.

8º Plano de Pastoral
Segundo Ana Maria Guazelli, que participa do Caminho Neocatecumenal na Paróquia Santa Teresinha (Região São Bernardo – Centro), o retiro trouxe uma reflexão importante sobre a maneira de colocar em prática o 8º Plano Diocesano de Pastoral. “E também praticar o amor, como Dom Pedro disse, que vem de Deus porque muitas vezes como ele bem disse tenho no meu coração os espinhos que me impedem de amar como Jesus nós ama, me impede de praticar a caridade, de olhar no outro, a face de Jesus”, pondera Ana Maria, que também elogiou o testemunho do casal Nilton e Cristina, que enfatizou o ‘namoro’ de 46 anos e que matrimônio era composto por três pessoas: eles e Jesus Cristo.

Presença viva de Jesus
Responsável pelos intervalos musicais entre uma meditação e outra no encontro de 3h30, o membro do Setor Música, RCC (Renovação Carismática Católica) e ministro da Eucaristia da Paróquia nossa Senhora Aparecida (Região São Caetano do Sul), Arnaldo Ferreira de Brito, ter a oportunidade de participar do retiro foi maravilhoso. “Neste encontro o nosso querido bispo Dom Pedro foi muito usado por Deus. As três reflexões nos apresentaram o entendimento de que Jesus nos ama e que a Igreja é a presença viva de Jesus”, resume.

Atitudes dos cristãos
“Dom Pedro falou muito sobre o amor, a caridade, o perdão, a esperança… São assuntos colocados em prática pelos cristãos em suas paróquias e regiões… Quanta solidariedade! Quanto amor foi necessário ser trabalhado dentro de casa com as famílias, nos hospitais, nas clínicas de psicologia.” A avaliação da coordenadora paroquial do Movimento Mãe Rainha, ministra da Comunhão e da Palavra, e da Catequese do Setor Pais e Padrinhos do Batismo da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Região Diadema), Estelina Ribeiro Ramalho dos Santos, também recorda que em nosso Batismo somos chamados a ser Santos. “Creio que nas pessoas que fez de suas casas templos, quando a Igreja não pôde abrir, aí entrou a santidade”, frisa.

Cura através do amor
Para a vicentina da Conferência Nossa Senhora da Candelária e membro do Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora da Candelária (Região – São Caetano do Sul), Maria Lúcia Beividas Lopes, o retiro espiritual foi muito propício para este momento de pandemia onde Dom Pedro nos fez refletir que a cura do nosso coração está na união a Deus, através do amor e não do medo. “Pois Ele nos perdoa sempre e veio despertar nosso lado Divino para que também nós saibamos perdoar àqueles que nos ofendem. Aprendemos que em Jesus somos filhos adotivos de Deus e a Santidade nos será dada, se nos assemelharmos a Ele tendo como princípio fundamental de vida: o amor a Deus e ao próximo”, sintetiza.

Importância do laicato
Finalizando as avaliações, a coordenadora regional do movimento da Mãe Rainha e paroquiana da Paróquia São Camilo de Léllis (Região Santo André – Utinga), Sonia Regina, o retiro foi uma verdadeira manhã de ensinamento para todos e todas. “Dom Pedro me fez refletir sobre a minha vida cristã. Ele sempre enaltece a função do laicato e acariciou o nosso coração ao falar do amor de Deus. Ressaltou a importância dos símbolos católicos e da igreja doméstica nesse momento que atravessamos (de pandemia)”, destaca.