Diocese de Santo André

Seminaristas conhecem gestão administrativa e financeira na Cúria

Após os encontros realizados durante o mês de novembro com os padres das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André, agora foi a vez dos seminaristas diocesanos participarem na terça-feira (1º/12), da Formação sobre Gestão e Economia, que envolve inúmeros aspectos da administração paroquial e do bom funcionamento da Cúria Diocesana.

Seguindo todos os protocolos sanitários e de distanciamento social, a atividade presencial realizada no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo (Centro da cidade andreense) contou com a apresentação dos padres gestores da Cúria, que explicaram a atuação em suas respectivas áreas.

O ecônomo, procurador, assessor do Setor Recursos Humanos e vice coordenador do Setor Jurídico e Imobiliário, Pe. Alex Sandro Camilo, abordou assuntos pertinentes à vida financeira e econômica da Diocese, bem como a gestão das paróquias; o coordenador do Setor Recursos Humanos, assessor do Economato e secretário episcopal, Pe. Camilo Gonçalves de Lima, comentou sobre a rotina do RH, conhecimento das obrigações e leis trabalhistas, e o coordenador do Setor Jurídico e Imobiliário e vice coordenador do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva, elucidou sobre os contratos nas diversas dimensões.

A formação teve como um dos principais objetivos possibilitar o melhoramento da gestão nas áreas temas desse encontro em toda a Diocese. Assim como aconteceu com os padres das regiões pastorais, a dinâmica empregada neste evento foi participativa, interativa e manteve um bom nível de informação.

Relembre os encontros formativos de novembro

Compartilhe:

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal

Chamados a viver com coerência: Setor Juventude reúne lideranças paroquiais em formação diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 28/01/2026

Homilia Ordenação Sacerdotal | 24 de janeiro

Chamados pelo nome, entregues à Igreja: sacerdotes são ordenados no Santuário do Bonfim

Chamados a dizer “sim”: os lemas que revelam a caminhada dos futuros presbíteros

Compadecer-se, cuidar e caminhar juntos marcam a posse de Padre Cauê Ribeiro Fogaça

Padre Giuseppe Pisoni: memória, fé e os primeiros passos rumo à causa de beatificação